Siga-me aqui!!

sábado, 28 de agosto de 2010

Evidências científicas sobre uso do tênis.

Recebi o seguinte comentário sobre a última postagem:
"Tenho acompanhado seu blog e esta velha discussão do tempo de uso de um tenis é uma coisa que ainda tenho minhas criticas. De onde saiu este numero magico de 6000km, ja que como vc disse temos as variaveis de peso, tipo de pisada , terreno de treino. Ate hoje ainda nao vi um estudo serio comparativo sobre o tema, se alguem conhece um gostaria da referencia bibliografica para ver e avaliar. Um abraço dalton"

Caro Dalton, tenho o seguinte a opinar: todas as grandes marcas de tênis (Asics, Mizuno, Nike, etc) fazem testes de durabilidade, avaliando a partir de quantos kms há perda das características inicias do tênis. A partir daí, eles fazem as recomendações de uso. É comum acharmos que eles sugerem usar por pouco tempo apenas com o intuito de vender mais tênis, mas creio que isso não seria importante para eles, pois já existem muitos compradores corredores (além do pessoal que compra tênis de corrida para ir para academia) e não seria uma estratégia de marketing adequada. Temos a impressão aqui de que estamos sempre sendo enganados, daí a desconfiança de que se o tênis ainda está bonitinho ele não deveria ser trocado. Mas acredite, há ciência nas indicações. Cito apenas um trabalho onde comparou as modificações quando se usava tênis novo versus tênis usado (e usado foi considerado apenas 200milhas = 320km).
O título do artigo é "Running in new and worn shoes: a comparison of three types of cushioning footwear." e foi publicado no British Journal of Sport Medicine em outubro do ano passado. Estudando 24 corredores, observou que o uso do tênis velho modificava o padrão da pisada, reduzindo a dorsoflexão máxima e aumentando a flexão plantar no polegar, além de outras modificações. Se isso se traduz em mais lesões, não foi observado neste estudo.
A mensagem que eu deixaria, na minha humilde opinião, é que a quilometragem que cada um deve fazer com um determinado tênis é individual, mas não superior a 700km. Alguns corredores precisarão trocar o tênis tão cedo quanto 400km, enquanto que outros (corredores mais leves, que correm em solo menos duro, etc) poderião correr mais kms. O que eu acho é que para um mesmo corredor, a quilometragem não modifica muito. Observe a partir de quantos kms (ou tempo de uso) você começa a se sentir desconfortável no tênis ou começa a sentir alguma dor. Troque neste momento. Eu corro praticamente só em asfalto, o que machuca muito as articulações (segundo pior piso para se correr, só perdendo para o concreto). Como pretendo ser recordista mundial de maratona quando tiver mais de 80 anos, tenho que preservar minhas articulações ou não chegarei lá. Por isso troco meus tênis cada vez com mais frequência.
É minha opinião. Aceito comentários e evidências sobre o tema.

5 comentários:

  1. Vi sua resposta, vou dar uma olhada neste artigo que vc citou, se tiver alguma novidade sobre o assunto te escreve e bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Vi o artigo que vc relacionou, porem o artigo é mais sobre tipo de amortecedor, o que comentei é que vi ate hoje um estudo tipo caso controle em que se comparasse um grupo por um tempo maior de uso e outro trocando a cada 600 ou 800km, tenho alguma duvida se nao teria alguma implicação etica neste tipo de estudo em vista que se exporia um grupo a um tempo maior.
    Nao quero que ache que estou querendo polemizar com vc, so estou expondo alguns pontos e querendo aprender sobre o assunto com quem tem mais experiencia que eu em corrida, so isso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Caro Dalton, por favor, sinta-se a vontade para opinar, não acho que é isso seja polemizar; apenas estamos buscando melhorias para todos nós.
    Em medicina, usamos surrogates endpoint ou desfechos intermediários para tentar concluir sobre dados que ainda não temos disponíveis ou que são difíceis de alcançar. Por exemplo, vemos a hemoglobina glicada para avaliar se o bom controle do diabetes pode refletir em menos complicações crônicas; vemos a melhoria na densidade óssea para avaliar a diminuição do risco de fraturas, etc. Não encontrei nenhum trabalho que tenha o desenho como você procura (dois grupos randomizados um correndo 600 e outro 800km com um mesmo par de tênis). Continuarei procurando, mas acho pouco provável que encontre. De qualquer forma, vamos pensar: amortecimento em um tênis é importante para prevenir lesões, certo? (ou você é um adepto do barefoot running?) Então se já a partir de 320km há uma perda na qualidade do amortecimento do tênis (imagine com 800km corridos), tudo leva a crer que a correr mais tempo causaria um risco maior de lesão. Concordo que, cientificamente, não podemos afirmar isso pois o estudo não avaliou exatamente isso. De qualquer forma, se você corre 800km ou até mais com um tênis e não tem nenhum problema, keep going!!! Se eu encontrar o estudo com o desenho certo, faço a postagem aqui. Veleu!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pela qualidade do blog! Gostaria de deixar minha opinião se possível.

    Essa polêmica em torno do tempo de uso de um tênis sempre existirá, pelos motivos já citados do blog e também pela falta de um estudo mais conclusivo. Mas de tudo isso, o que mais vale são as nossas experiências reais. Se amortecimento fosse tudo num tênis, então o tênis com maior amortecimento seria o melhor tênis do mundo pra se evitar lesões. Quanto mais amortecimento melhor? Não creio. E se o corredor pronado compra um tênis supinado vai se dar bem por causa do maior amortecimento? E a nova tendência dos tênis de competição com quase nada de amortecimento? Os atletas de elite estão em perigo?
    Pra mim um tênis usado, mesmo com metade do amortecimento original ainda pode ser considerado um ótimo tênis de corrida. A decisão de trocar o tênis passa por um conjunto de variáveis e não apenas pela Km percorrida. O que mais vale é a escolha do tênis certo pro estilo de corrida de cada um. Já tive tênis novo que abandonei por não adaptação ao meu estilo de corrida.

    Um abraço e bons treinos!

    ResponderExcluir
  5. CAro Gustavo, obrigado pelo seu comentário, com o qual estou plenamente de acordo. Estamos discutindo apenas um tópico relacionado com o tênis ideal que é a duração de seu uso. Vários outros pontos são importantes e devem ser considerados na escolha de um tênis. Pisada supinada com tênis pronado é pedir para ter lesão e não se discute. Geralmente quem pisa supinado, como eu, precisa de um tênis com bom amortecimento (cushion), enquanto que quem pisa pronado precisará de um tênis com estabilidade. Logo, amortecimento nunca foi, nem será tudo em um tênis.
    Confesso que estou pensando nos tênis sem amortecimento, os barefoot. Já vi um corredor na maratona de Toronto correndo com um destes, mas ainda não tive coragem de usar, com medo de me machucar.
    Vamos conversando.

    ResponderExcluir