Siga-me aqui!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A velha história de quanto dura um tênis.

De vez em quando volto ao tema: quantos kms dura um tênis de corrida?? Depende do modelo, do peso do corredor, do piso onde se corre, da quilometragem semanal, etc. Por isso devemos individualizar. Alguns colegas contam o tempo de uso e trocam a cada 6mses ou 8 meses. Outros preferem a quilometragem, trocando a cada 600km. Se você tem um GPS e sabe exatamente quantos kms corre com determinado tênis, pode trocá-lo baseando-se na quilometragem. Se não usa GPS, talvez seja melhor anotar o dia que começou a usar o tênis e trocar após determinado tempo. Eu troco meus tênis a cada 550-600km. Uso sempre dois pares de tênis, pois deixo pelo menos 48h de descanso entre um treino e outro com aquele tênis, por isso troco aproximadamente a cada 3-4 meses. Se você vai participar de alguma maratona no exterior, principalmente nos USA, aproveite para comprar 2-3 pares logo, pois o preço de todos ficará aproximadamente pelo preço de um par aqui no Brasil. Esta semana comecei a ter dor na crista ilíaca direita e me dei conta que um dos meus tênis (New Balance 758) já está com 550km e que isso poderia ser a causa da dor. Já comecei com um gelinho e hoje fiz a estreia de um Asics Cumulus Gel 12 (não é tão bom quanto o Cumulus 10, mas é melhor que o Cumulus 11). Aliás, lembro uma passagem na feira da maratona de Chicago onde eu, no stand da Asics perguntando pelo tênis deles que seria o equivalente ao Mizuno Creation. O vendedor me perguntou: "você gosta do Mizuno Creation? Então não mude, compre ali no stand da Mizuno". Achei legal a sinceridade dele e aprendi uma lição: se você usa um tênis e este atende suas necessidades, não causando dor ou lesões, NÃO MUDE! Nós temos a impressão que o tênis vai nos fazer melhorar demais nossa performance em determinada distância. Isso não é correto. Não existe tênis mágico!! Eles ajudam, mas o que melhora performance é treinamento. Se o tênis é confortável e lhe previne de lesões, é o suficiente. E lembre-se de trocar, no máximo, após 600km.

7 comentários:

  1. Tenho acompanhado seu blog e esta velha discussão do tempo de uso de um tenis é uma coisa que ainda tenho minhas criticas. De onde saiu este numero magico de 6000km, ja que como vc disse temos as variaveis de peso, tipo de pisada , terreno de treino. Ate hoje ainda nao vi um estudo serio comparativo sobre o tema, se alguem conhece um gostaria da referencia bibliografica para ver e avaliar. Um abraço
    dalton

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é joão e gostaria de um palpite; estou indo para a academia da PM, e lá devo correr de 5 a 10 km por dia.. estou pensando em comprar um Mizuno Frontier 4, o que você acha desse tênis?? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Estou com dor na crista iliaca e pesquisando descobri que há muito pouco descrito sobre ela. Gostaria de trocar algumas informações, se puder.
    Obrigado
    Aguardo resposta para poder entrar em contato

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser médico, gostaria de lhe sugerir que, caso a dor esteja ainda presente, procure um médico. Infelizmente não poderei ajudar muito sem um exame físico adequado. Mas fique a vontade de me contactar e ajudarei no que for possível.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela resposta. Gostaria apenas de trocar experiências, pois sou fisioterapeuta e vi que há poucos relatos dessa patologia. Trata-se de uma entesopatia do tensor da fascia lata. Minha intenção contribuir com o blog é ajudar os corredores e que porventura apresentatarem este sintoma. Tenho algumas considerações a respeito da patologia e gostaria de trocar informações com quem já experimentou ou tratou dela. Obrigado e parabéns pelo blog. André

    ResponderExcluir
  6. Não sou maratonista nem nada que se pareça, mas ultimamente sempre que vou correr fico com dores na crista ilíaca direita que se mantém por vários dias. Já fiz rx e rmn mas o ortopedista diz não ver nada de anormal. A dor começou qd mudei de ténis. Pode ser disso?

    ResponderExcluir
  7. Não temos como afirmar categoricamente que a causa seja o novo tenis, mas certamente voce deve voltar para o tenis anterior que era adequado para você. Se a dor desaparecer, a hipótese praticamente se confirma.
    Aliás, ontem fui comprar mais um par de tênis e pensei em mudar de modelo, voltando para Asics ou New Balance, mas lembrei que a mudanca de tênis não vai trazer grandes benefícios na performance, mas pode certamente aumentar o risco de lesão. Então, se você sempre correu com um modelo de tenis e se dar bem com ele, não faca experiências, mudando para outro modelo. Aprendi isso quando estava na feira de uma maratona e perguntei a um vendedor da Asics qual era o tenis deles equivalente ao Creation da Mizuno e ele me respondeu que se eu gostava o Mizuno nao deveria mudar para outro modelo e me indicou onde estava o stand da Mizuno.
    Keep running.

    ResponderExcluir