Siga-me aqui!!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

10.000km - Tempo de revisão!

Sou, de certa forma, obsessivo quanto à anotação de meus treinos, de modo que tenho todos os treinos anotados em planilhas do Excel divididas por ano e por mês. Sei exatamente quanto, em qual tempo e com qual tênis corri em todos os treinos desde junho de 2006 até ontem. Não sugiro que ninguém faça isso, exceto se sentir bem com estas esquisitices. Para mim facilita no controle de quando tenho de trocar um tênis (após 500 e 600km rodados), bem como me motiva a melhorar. Quando olho a planilha do ano de 2006 e vejo que fazia treinos que variavam entre 4 e 10km, fazendo o longo de 14km no fim de semana e comparo com minha planilha atual onde corro entre 10 e 14km nos dias de semana e faço longo de 21 a 32km no fim de semana, observo o quanto progredi nestes 4 anos. Fazia os longos em um ritmo de 6:20min/km, enquanto que na última semana fiz 32km a 4:46min/km. Realmente foi um grande progresso. Só não sei se daqui a mais 4 anos conseguirei progredir tanto assim. Provavelmente não, mas, neste ponto, o caminho a ser percorrido (nesta velocidade) é mais importante do que aonde se chega.
No treino da 4a feira da semana passada sai bastante feliz, pois bastariam apenas mais 13,3km e eu atingiria a marca redonda de 10.000km corridos. Quando cheguei nos exatos 10.000, parei, agradeci e pedi proteção contra lesões, motoristas e cachorros. Marquei o local como sendo o marco dos 10.000km. Interessantemente, no caminho encontrei uma rosa vermelha e a considerei como sendo em minha homenagem. Minha esposa brincou: precisa fazer a revisão não é? Eu levei a sério vou marcar a consulta com a cardiologista e repetir meu ecocardiograma.

Nestes anos, tive algumas lesões típicas de corredores: fasceíte plantar, síndrome do trato íleo-tibial, distensão do adutor da cocha e tendinite de Aquiles. Mas aprendi a correr, mudei postura, descobri qual o melhor tênis para mim e quando tenho que trocá-lo (use 17 pares de tênis neste período), comecei a repor carbohidrato e água na medida certa durante o treino e proteína/BCAA após o treino, permitindo melhor recuperação e com isso, não desenvolvendo mais lesões sérias (a mais de 3 anos que não preciso parar treinos para fazer fisioterapia de vido a lesões). Corri 12 maratonas e melhorei 1h e 41 minutos desde a minha primeira maratona em 2005. Melhorei muito meu VO2max, baixei minha glicemia e melhorei meu colesterol. Perdi apenas 4kg, mas reduzi mais de 7% meu percentual de gordura corporal. Mais importante do que tudo isso: fiz muitos amigos, me diverti e continuo me divertindo. Quem venham mais 10.000km!!!!

2 comentários:

  1. parabéns!!!!!
    eu também costumava anotar meus treinos, e os kms dos tênis... mas não com essa disciplina;)
    sempre me surpreendia com a evolução!
    é gratificante ver, em números, e no condicionamento durante as corridas, o quanto evoluímos!

    parabéns pelos seus resultados!!!
    sim, que venham muitos kms, de preferência na companhia de amigos!

    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Elis! Obrigado pelos comentários! Vi seu blog e gostei.
    Keep running!

    ResponderExcluir