Siga-me aqui!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Split negativo

Ultimamente estou com uma idéia fixa: split negativo. Explico. Split em inglês significa divisão e o termo split negativo muito utilizado lá pelas terras do Tio Sam significa correr a segunda metade de uma prova mais rápido que a primeira metade. Isso aparentemente é fácil, mas na prática é muito difícil e exige muito treinamento e, principalmente, disciplina. É realmente difícil se segurar e correr mais lento no início da prova, quando estamos descansados e loucos para correr, além de ter um monte de gente correndo em ritmo forte, inclusive aquele gordinho que passa voando e você pensa: "treinei muito para perder para esse gordinho" e vai atrás com tudo, queimando precioso glicogênio muscular que faltará na segunda metade da prova, quando o gordinho já ficou para trás faz tempo. Ou quando passa uma mulher em um ritmo alucinado, como se devesse chegar o mais rápido possível no salão do último cabeleireiro disponível antes de um casamento. E você, machista e desconhecedor do conceito de split negativo, aperta o passo não admitindo a possibilidade de perder para mulher. Resultado: fracasso total e tempo final longe do esperado. "Poxa, treinei tanto e não consegui!". Na verdade, o treino foi bem feito, faltou obedecer a estratégia de corrida visando o split negativo. O pior é que, mesmo correndo muitas provas, ainda cometemos erros e terminamos mesmo no split positivo (segunda metade mais lenta que a primeira). Isso aconteceu comigo nas minhas duas últimas provas (10km e 21km), onde largei empolgado e morri na segunda metade. Sem contar que em 19 maratonas, nunca corri um split negativo. Mas estou agora com a idéia fixa de que minha 20a maratona será com split negativo.
A receita para se obter tal façanha é treinar com tempos crescentes, forçando mais o ritmo no final do treino e ter uma estratégia bem definida no dia da prova, sabendo exatamente o ritmo de cada quilômetro e não se afastando dele em nenhum momento, mesmo que as condições estejam muito favoráveis. Diz-se que para cada 1 minuto que você correr mais rápido do que estaria preparado na primeira metade da prova, você perderá 2 minutos na segunda metade. Ou seja, segure o ritmo dentro do planejado.
Citando uma frase em uma faixa na largada da maratona de New York 2006: "Desafio: ver as pessoas passarem de você. Recompensa: passar deles depois". Isso é split negativo.

2 comentários:

  1. Eu tento só olhar para o garmin, mas tem uma decida um "conhecido" aí a estratégia vai por água a baixo.
    Agora o prazer de no final ir passando todo mundo é bom de mais \o/

    ResponderExcluir
  2. Essa última frase você me disse antes da Meia Maratona de Natal e foi bem útil. Me contive na largada, quando nossos referenciais de ritmo se alteram ao ver aquela multidão nos ultrapassando. Mas acabei por fazer a segunda parte mais lenta (4 minutos)em relação a primeira. Próxima corrida tentarei novamente.

    ResponderExcluir