Siga-me aqui!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Meia maratona de Natal 2011

Ontem aconteceu a 3a meia maratona de Natal. Fico feliz porque a cada ano a prova vai melhorando e mais pessoas participam, entretanto, fico triste pelo amadorismo que ainda existe. Coisas simples, que em qualquer prova bem organizada no mundo já existe, aqui ainda faltam. Começando nossa análise:
- Inscrições e divulgação: excelentes! Estão de parabens neste tópico. Talvez colocar a data de pagamento do boleto gerado no site um pouco mais adiante, pois vários corredores não pagaram logo e terminaram não conseguindo pagar depois.
- Entrega dos kits: achei estranho entregar em uma loja de roupas, mas tive uma grata surpresa quando fui receber. Muito organizado, sem filas e sem burocracia. Talvez nos próximos anos possa incentivar a realização de uma feira com material esportivo (tênis, roupas, relógios, suplementos, livros sobre corrida, etc) concomitantemente. Certamente não é difícil despertar o interesse de expositores para um número de, pelo menos, 6.000 potenciais compradores.
- Kit: a camisa é muito boa, com material de primeira e certamente usarei nos meus treinos. Mas o kit pode melhorar.
- Percurso: certamente melhorou, mas ainda não é o ideal. Já chegamos a conclusão que a Via Costeira não e adequada para corridas. Talvez para treinos, mas não dá para fazer provas ali, pois tem muitas subidas e a volta com vento contra atrapalha muito. Em outros anos escrevi isso aqui e disseram que a Via Costeira era um desafio a mais e que era boa. Certamente é um desafio a mais, porém, a grande maioria dos corredores se inscrevem para tentar recordes pessoais e em um percurso com subidas isso fica muito difícil. Sem contar o fato de que dividimos a pista com carros durante 3km. O horário das 16h foi muito melhor que o das 7h das outras duas edições da corrida, porém o atraso de 40 minutos foi inadmissível. Ficamos 40 minutos esperando a largada e ainda colocaram a culpa nos corredores que estacionaram seus carros no percurso. Ora, os corredores foram chegando e parando os carros, não havia ninguém para orientar onde estacionar, logo, não dá para culpá-los. Achei muito estranho passar nas viradas de 2,5km (para quem fazia os 5km) e 5km (para quem fazia 10km) e não ver um tapete de leitura do chip. Como eles asseguraram que os primeiros colocados realmente cumpriram o percurso inteiro? Sei não! A largada no Alphavile não é adequada pois pega vento a favor nos primeiros kms, quando estamos ainda inteiros. A sugestão fica sendo a largada no ABC indo no sentido de Pirangi contra o vento e retornando a favor do vento. Neste percurso, utilizaria a pista da esquerda (que ontem estava sendo utilizada pelos carros), pois atrapalharia menos o trânsito.
- Largada: como já citei, atraso de 40 minutos e ainda culpar os corredores, foi demais! Mas além disso, há outros pontos a melhorar. Na inscrição, deve-se solicitar que os corredores informem a previsão de tempo final, de modo que se possa organizar, no corredor da largada, grupos de corredores com mesmas metas e que vão largar em um mesmo ritmo. É inadequado, logo na largada, ficar tentando passar corredores mais lentos, além de arriscado, pois os corredores mais lentos podem ser atropelados pelos mais rápidos.
- Marcadores de ritmo: não sei qual é a dificuldade de se colocar marcadores de ritmo nestas provas. Em qualquer prova bem organizada lá fora, há corredores cadastrados pela organização que correm com uma placa indicando o tempo que ele vai fazer. Assim, corredores neófitos podem ir seguindo sem o risco de sair muito forte e quebrar no meio do caminho.
- Hidratação: muito boa, não faltou água nos postos de hidratação, e os copos distribuídos estavam todos gelados. Entretanto, para percurso de 21km deveria haver distribuição de isotônico. Sabemos do risco de perder sódio no suor e repor apenas água, levando à possibilidade de hiponatremia diluicional.
- Medalha: bonitinha, não comprometeu, mas devem ser feitas 3 medalhas diferentes (5km, 10km e meia maratona), pois fica um pouco estranho correr 5km e receber a mesma medalha de quem correu 21km. Esforços diferentes, recompensas diferentes, nada mais justo.
- Impressão final: como eu já disse, a prova está melhorando e, certamente, no próximo ano teremos uma prova melhor. É importante que a organização admita as falhas e tente corrigi-las. De qualquer forma, sei o quanto é difícil organizar uma prova, principalmente deste tamanho e parabenizo a organização. Por enquanto, ainda não dá para pensar em uma maratona em Natal. Nossa cidade tem um clima inadequado para corridas muito longas (mesmo que a largada fosse as 5h da manhã) e um relevo que, mesmo que se fizesse loops, não ajuda muito por não ser plano, mas quem sabe um dia!!

2 comentários:

  1. Sei que a organização tem boa vontade, mas este percursos trouxe uma antipatia da população. Eu fiquei constrangido ao ver o povo fazendo buzinaço, a noite fui para uma festa em Ponta Negra e todos mundo P da vida, pois atrasou tudo.
    Josivan gostei muito de suas colocações, vamos esperar que para o ano melhore.

    ResponderExcluir
  2. Bem, ficou evidente que houveram algumas falhas, e que outras dificuldades surgiram durante a prova. Penso com propriedade que a população de Natal poderia se inteirar mais do processo de criação de um evento esportivo NÃO SÓ PARA SABER CRITICAR como para saber contribuir com o todo,a arbitragem do RN É A MELHOR DO BRASIL, muitas pessoas atá podem dizer piadas, mais quando essa galera se predispõe eles pedem tudo o que é necessario para que o evento seja perfeito se os organizadores nao fornecem o atleta é quem sofre, pessoas como MAGNÓLIA FIGUEIREDO, ALLAN PINHEIROS E MARCOS GOMES não fazem nada menos que o melhor, inclusive o propio allan falou dos problemas na propria prova, seus comentarios foram ótimos mais tenho certeza que vc não conhece o processo de criação de uma competção, é uma critica construtiva na proxima peça explicações aos responsaveis eles vao te falar tudo sem demagogia e vc poderá informar melhor ... bjim tchal tchal (anjinha)

    ResponderExcluir