Siga-me aqui!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Garmin forerunner 610 - revisão

Garmin Forerunner 610

Garmin 405

O novo modelo de GPS para corridas da Garmin, o 610, veio com algumas vantagens. Já satisfeito com o Garmin 405, eu pensei duas vezes quando vi o 610, mas no meu segundo encontro com ele, decidi comprar. Em uma olhada inicial, chama a atenção o fato de ser menor que os demais, podendo ser usado como um relógio comum. Neste modo, segundo o fabricante, a bateria dura até 30 dias. Realmente, mantendo só no relógio, demorei para precisar carregar a bateria. Se for usado continuamente no modo GPS, dura 8 horas. Algumas outras vantagens que detectei:

Tela touch screen

a) Tela touch screen: para ficar dentro da tecnologia atual dos Ipads, Iphones, etc, a tela é touch screen. Primeiramente achei que ela ficaria mudando quando estivesse correndo, como as vezes acontece com o modelo 405 (o suor as vezes atinge o bezel e a tela muda). Depois, quando já estava testando, achei que o touch screen não mudava tão facilmente, mas vi que é necessário um toque mais firme para que a tela mude, impedindo então que tal mudança aconteça quando não queremos durante a corrida. Alguns minutos de treino, apertando mais firmemente a tela e já aprendi facilmente trocar de tela e selecionar itens. Para avaliar se ele não sofreria interferência durante uma corrida na chuva, testei diretamente embaixo de uma torneira aberta e funcionou perfeitamente. No último domingo, corri na chuva e também não tive problemas.
b) Alerta vibração: além do alerta de toque, por exemplo quando completa 1km no auto-lap, há a opção de alerta de vibração. Isso aparentemente não acrescenta muito, mas ajuda bastante, principalmente se você corre em uma via com carros barulhentos que não deixam escutar o bip. A vibração lhe chama atenção que uma volta se completou ou que parte de um Fartlek acabou. Se quiser poupar mais a bateria, é bom deixar esta função desligada;

Virtual Patner/Racer
 c) Virtua racer: além do virtual partner já conhecido nos outros modelos, onde você planeja um ritmo para seu parceiro virtual de corrida e a tela mostrará se você está na frente ou atrás do ritmo desejado, o 610 tem o virtual racer. Com essa função você pode competir contra você mesmo: voce pode selecionar sua última prova de 5km e tentar vencer este tempo. Na tela aparecerá um bonequinho lhe representando na ultima prova de 5km e outro bonequinho lhe representando na prova atual. Aparecerá quanto tempo e metros que você está a frente ou atrás em relação aquela prova. Muito legal e estimulante.
d) Acurácia do GPS. Nos primeiros treinos, achei que quando iniciava o treino e quando dava alguma pausa, o ritmo não ficava correto, aumentando alguns segundos. Decidi correr com os dois modelos (405 e 610) para testar se eles marcaram quase a mesma distância. Para iniciar, o modelo 610 conseguiu captar o sinal dos satélites com aproximadamente 1 minuto, enquanto que o 405 levou o dobro do tempo. O número de satélites foi maior no 610 e consequentemente a acurácia foi de 3metros, enquanto que o 405 foi de 5m.
e) Frequencímetro: comprei o modelo 610 sem o cinto do frequencímetro, pois pretendia usar o do 405. Até pode ser usado, mas o modelo premium para o 610 parece ser melhor, dando menos erro e, para aqueles que fazem triatlo, é a prova de água.
f) Captação do sinal: como disse, o 610 teve melhor acurácia que o 405, talvez pelo fato dele ter duas opções de captar o sinal dos satélites: inteligente e "segundo a segundo". Estou usando esta segunda opção, onde ele considera o sinal a cada segundo.
Enfim, estou bastante satisfeito com este modelo e vou deixar o modelo 405 de backup.

GPS Nike Tomtom
 Apenas para lembrar, a Nike lançou juntamente com a concorrente da Garmin, a Tomtom, o primeiro GPS para corridas. Eu fiquei na dúvida se experimentaria, mas desisti por dois motivos: você não pode preparar treinos (fartlek, intervalados, etc) e a cor de fundo amarelo não me deixou a vontade. Aliás, é o primeiro modelo deles e sempre digo que é importente não ser nem o primeiro e nem o último a experimentar.

12 comentários:

  1. Muito bom esse comparativo. Independente do modelo, o Garmin levou meus treinos a outro patamar!

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  2. Olá boa tarde,

    Também estou interessado na compra deste modelo da Garmin.
    Já corro há cerca de 4 anos, mas é a primeira vez que vou adquirir um relógio desportivo para a corrida. Desde que comecei a correr (a sério) tenho usado uma sportband da Nike, porque tenho corrido com os modelos Vomero.
    Pela leitura dos posts, concluo que valida a compra.
    Agora, a questão é comprar ao melhor preço. O que é que recomenda?
    Abraço,

    Luís Carlos Serra
    Porto Runners
    telemóvel: 917595031

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Acrescento o mail ao post anterior, para recepção da resposta:

    luis.carlos.serra-3288p@adv.oa.pt

    Abraço

    Luís Carlos Serra

    ResponderExcluir
  4. Ótimo relato, bem esclarecedor. Agora já sei por qual vou trocar meu velho e eficiente 305.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do relato.

    Fiquei particularmente interessado pela mudança de interface de controle da bezel de toque para tela de toque. A antiga deixa muito a desejar.

    Ainda tenho uma queixa quanto à Garmin: desde que mudo do "Google Maps" para o "Bing Maps", o Garmin Connect não me é mais nada útil.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do relato, muito bom.
    Estou pensando em comprar um desses, mas tenho algumas dúvidas depois que entrei no forum da Garmin:

    - O 610 apresenta corrosões depois de muito tempo de uso? Você utiliza o mesmo também como relógio ?

    - Utilizando todos os dias, será que a bateria dele não vicia ?

    - O que você tem a falar sobre a pulseira dele? É resistente.

    - OUvi dizer que o vidro dele tem vários buracos onde penetram muito sujo e depois não sai.

    Desde já agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Em relação a corrosoes, corro em uma cidade litorânea, com muita umidade, mas até agora, não tive nenhum problema com corrosões. Uso o Garmin 610 como relógio, sem problemas.
    Não há também problem com a bateria. Usando como relógio, dura bastante.
    A pulseira é bonita, não incomoda e parece ser bastante resistente. Não há sugeira nehuma no vidro. Estou bastante contente com a aquisição do Garmin 610.
    Como minhas respostas foram todas positivas, gostaria de chamar a atenção que não tenho nenhum conflito de interesses com a Garmin, apenas gosto bastante de seus equipamentos.

    ResponderExcluir
  8. Vou comprar um 610. Com esse relato, tive mais certeza ainda da compra.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua avaliação. Estava em dúvidas sobre alguns aspectos do relógio e você me ajudou a saná-las.

    Parabéns pelo blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de compartilhar com os amigos que o meu FR610 chegou nesta sexta. Fiz meu primeiro treino ontem. O relógio é muito bom, te dá acesso a vários parâmetros.

    Não estava achando o alerta de ritmo ... está no exercício personalizado.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Paulo Cesar. Por favor, post aqui suas experiências com o FR 610, pois ajudará a outros corredores. Bons treinos.

    ResponderExcluir
  12. depois de correr, usando o GPS, alguns minutos ele pergunta se pode entrar no modulo de segurança. Qdo entra nesse módulo, o GPS é deligado automaticamente?

    ResponderExcluir