Siga-me aqui!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Maioridade maratonal: 18a maratona.

Até parece que foi ontem! Já se vão exatos seis anos desde a minha primeira maratona! Naquela manhã, ou melhor, madrugada, sai do hotel de táxi para a largada da tão esperada maratona. As dúvidas eram muitas, principalmente porque, irresponsavelmente, fui correr sem ter o preparo adequado. Na verdade, não tinha preparo nenhum, apenas aproveitei que estava participando de um congresso médico que, por coincidência, acontecera na mesma cidade e período da maratona. Meus treinos, naquele tempo, eram de no máximo 10km (hoje são de, no mínimo, 10km) e eu nem sabia o que era longão, nem fartlek. Mas a paixão pela corrida e o espírito de Phidipides me tomavam completamente e lá fui eu juntamente com mais 20.000 corredores. Eu sabia que terminaria, a dúvida era quantas horas seriam necessárias. Lembro-me que andei bastante, mas quando cruzei a linha de chegada no tempo de 5:03:31 eu estava totalmente feliz por entrar na seleta categoria de maratonista. A meta seguinte era treinar adequadamente para correr abaixo de 4 horas e, mais de um ano depois, lá estava eu na minha segunda maratona, agora com o treino adequado e fechando os 42k com 3:51:33. Aliás esta foi a minha mais emocionante maratona. O sentimento de dever cumprido e de pagamento recebido me encheu completamente e foi a única maratona em que derramei lágrimas na chegada. Depois vieram várias outras em locais que eu nunca estaria se não fosse a paixão por maratonas. Corri com 35 graus C (que calor!!), mas também com -2C (que frio!). Corri com 40.000 participantes, mas também com 300. Corri no plano e em subidas. Em cidades conhecidas e em cidades desconhecidas. Costumo dizer que de 42 em 42km vou conhecer o mundo. O transporte para as largadas foram os mais diversos possiveis: já fui de táxi, de carro alugado, de trem, de ônibus, de bicicleta e até de carona. Neste mês de junho, corri a 18a maratona e atingi minha maioridade maratonal (ou seria apenas na 21a?). Adquiri muita experiência tanto em relação a treinamento como a técnica de corrida e nutrição esportiva. Tais conhecimentos vieram ou por experiência própria, no estilo aprender errando, ou através da leitura de excelentes livros, como Chi-running, Pose Method, etc. Tive lesões como síndrome do trato ílio-tibial, tendinite de Aquiles e fasceíte plantar, mas aprendi a lidar com as mesmas e a previni-las. A meta que inicialmente era me qualificar para a famosa maratona de Boston mudou uma vez que decidi correr mais maratonas por ano (no ano passado foram 6 maratonas e este ano, já se foram 3). Decidi manter a meta de 3h30min e esquecer Boston, por enquanto. Nesta última, a meta foi atingida, fechando o percurso em exatos 3h 30min 09segundos. Ainda pretendo correr várias maratonas em locais os mais diversos (Antartida está na minha lista!) e daqui a 11 anos quero fechar a idade de 50anos com 50 maratonas corridas. Vamos nos preparando e aproveitando!
Keep running!

3 comentários:

  1. Parabens pela maturidade conseguida nas maratonas. Espero que complete a 60 e o proximo passo seja a 80. Bons treinos e boas provas

    ResponderExcluir
  2. Que legal sua história. Quero estrear nas maratonas no ano que vem, ainda sou um bebê nesse item.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/
    @alesilvabr

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Josivan, fico contente em vê um atleta tão determinado como você! Seu histórico é invejável, com certeza sua meta das 50 maratonas ocorrerá antes dos 50 anos!!! Essa da antártida vou ficar esperando seu depoimento...vai ser interessante!!!

    ResponderExcluir