Siga-me aqui!!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bochechar e engolir isotônico aumenta performance.

Estudo publicado na edição de março da revista "Medicine & Science in Sports & Exercise" comparou a performance de atletas durante uma hora de corrida. Foram avaliados três grupos: o primeiro ingeria 8ml/kg de uma solução isotônica de carbohidratos a 6,4% (semelhante ao Gatorade), outro grupo bochechava antes de engolir e outro grupo bochechava e engolia água. A conclusão do estudo afirma que aquele grupo que bochecou e engoliu a solução percorreu quase 500m a mais que o demais grupos.
Realmente tem lógica, pois a mucosa oral tem capacidade de absorver nutrientes. É só lembrar que medicamentos são administrados também por via sublingual, principalmente quande se quer um início de ação mais rápido, como acontece com os nitratos no tratamento da angina. Então caros corredores, quando estiverem treinando ou participando de uma prova, antes de engolir o isotônico, lembrem-se de bochechar antes. E se algum colega desconhecedor deste trabalho o repreender e chamá-lo de mal educado, dê a dica!
O abstract do artigo pode ser acessado no link: http://journals.lww.com/acsm-msse/Abstract/2011/03000/Influence_of_Ingesting_versus_Mouth_Rinsing_a.12.aspx

2 comentários:

  1. Neste trabalho ele comenta se o isotonico esta gelado ou nao, ou se a temperatura do isotonico influencia na absorção do mesmo
    Um abraço
    Dalton

    ResponderExcluir
  2. Não tive acesso ao "full text" do artigo e realmente não tenho como lhe responder, mas esse tema (gelado ou não) é controverso ainda. Eu, particularmente prefiro gelado e corro sempre com um artefato (uma bolsinha) que mantem gelado (menos quente).

    ResponderExcluir