Siga-me aqui!!

domingo, 1 de agosto de 2010

Aniversário de corredor.

Já fiz algumas coisas consideradas estranhas durante treinos e corridas. Já parei no meio de um longão para assistir missa; já sai correndo de jeans e tênis após cantar parabêns em um aniversário de criança; já fui para largada de maratona de trem, carro alugado, ônibus e até de bicicleta (aqueles táxi-bicicleta, sabe?). Mas ontem fui a uma festa de aniversário durante um longo (para mim, nada de anormal, mas alguns podem considerar excêntrico). Meu amigo corredor Érico fez ontem 36 anos e, pelo segundo ano consecutivo, ele programou um longo onde correria um quilômetro para cada ano. Logo, seriam 36km, terminando no restaurante Mangae com um café da manhã especial e repleto de carbohidratos. Os convidados escolheriam quantos quilômetros correr e o ritmo era acima de 6min/km para permitir que lentos e velozes participassem. No ano passado eu não estava em Natal e não pude participar, mas este ano eu já tinha decidido que, com sol ou com chuva, eu não perderia a "festa". Na 5a feira à noite recebi um telefonema de Érico convidando oficialmente e confirmei minha participação. Sairíamos as 5h da manhã. Sem problemas para mim, pois esse é o horário que usualmente treino. Neste dia, pela minha planilha, estava planejado um longo de 30km a 5:10min/km e combinei com meu técnico se poderia participar da "festa". Ele sugeriu que corresse uma parte do longo com ele e lá fui eu. Cancelei qualquer evento na 6a feira à noite e fiquei em casa assistindo um filme com a família. Como usual, chequei a metereologia e vi que não haveria chuva, mas as 3h da madrugada acordei para fechar a janela devido à fina chuva. Às 4:40h acordei e a chuva persistia. Telefonei para Érico para confirmar que a "festa" aconteceria com chuva ou sol e fomos para a rua. O longo-festa foi muito bom e a chuva fina ajudou bastante a manter uma temperatura mais agradável. A família de Érico (irmãs, mãe) participavam indo no carro de apoio com água, gatorade, água de coco e, quem fosse cansando poderia continuar o restante do percurso de carro. Passou a impressão de ser uma familia bastante unida, pois nós fazíamos aquilo por amizade e por paixão pela corrida, mas eles, não sendo praticantes da corrida de rua, faziam por pura consideração, amor e união. Notei que todos estampavam na face a satisfação de participar daquele projeto do Érico. Ninguém estava lá por obrigação. Parabens Érico pela tua família.
Continuei com o grupo até o km 16 e tive que retornar para fechar meu treino. Até poderia ter continuado mais, porém, minha disciplina exagerada e meu comportamento obsessivo compulsivo também com a corrida não me deixou fugir do que estava planejado. Com um pequeno erro de cálculo no percurso, conclui o treino com 31km.
Imaginei uma versão de uma propaganda de cerveja que está passando atualmente onde um grupo de homens jogam poker quando a esposa de um deles telefona. Na versão do corredor, obviamente a propaganda não seria de cerveja, mas sim de isotônico. E o corredor diria ao telefone: "Olhe aqui! Eu estou em um longão, tomando um Gatoradão, com um amigão, festejando um aniversariozão, com o Ericão, já faz um tempão...". Mas o final, ao invés de dizer "e eu não vou não!", acho que diria: "eu vou sim, mas vai demorar um pouco pois estou a 16km de casa. Chego já, meu bem!".
Parabens Érico e me chama nos próximos aniversários novamente (como te disse, só garanto ir até o teu aniversário de 89anos = percurso da Comrades).

Meu percurso na "festa":
http://connect.garmin.com/activity/42575239

Um comentário:

  1. adorei essa comemoração de seu amigo érico!!!

    já sei como vou comemorar meus 38 anos no próximo ano;)

    que bela ideia!
    e também vou convocar a família pra apoio!!!

    ResponderExcluir