Siga-me aqui!!

domingo, 25 de julho de 2010

Estrada x Esteira

Estes dias o clima está mais frio que o usual, adequado para uma corridinha. Hoje, deixei para correr à tarde, mas às 11horas, com uma chuvinha, bateu a vontade de correr, competindo com a vontade de assistir o Esporte Espetacular. Decidi fazer uma coisa que não gosto: correr na esteira! Para mim, esteira é para Hamster (aqueles ratinhos que são utilizados em experiências de laboratório), mas tenho uma na minha sala, comprada quando eu gostava de assistir "Plantao Médico" em cima da esteira. Hoje, a esteira é propriedade de minha esposa e filha. Dizem que correr na esteira é mais fácil que na rua, pois não há a resistência do vento, o percurso é plano e sem buracos e não precisa desviar de transeuntes, carros, etc. Para mim, é muito mais fácil correr na rua, sempre tive esta impressão. Hoje, aceitei correr novamente na esteira, como em um laboratório, só para avaliar como ficaria meus batimentos cardíacos em comparação aos obtidos em um treino usual na rua. Desliguei o GPS, utilizando apenas o frequencímetro. Usei como comparador o treino leve do último domingo. Vejamos o que aconteceu:
                      Hoje                   Domingo passado
1km - 5:06min - 120bpm          5:02min - 114bpm
2km - 5:00min - 128bpm          4:52min - 137bpm
3km - 4:45min - 142bpm          4:54min - 144bpm
4km - 4:49min - 144bpm          4:43min - 143bpm
5km - 4:49min - 149bpm          4:47min - 144bpm
6km - 4:50min - 149bpm          4:58min - 145bpm
7km - 4:50min - 154bpm          4:41min - 148bpm
8km - 4:52min - 157bpm          4:47min - 148bpm

Os ritmos de hoje são mais estáveis, pois foram planejados na esteira (12,5m/h), enquanto que os ritmos do treino passado são mais variáveis pois dependem do percurso (kms 6 e 8 são subidas). Tempo gasto para correr os 8km hoje foi 39:03min, o que dá um ritmo médio de 4:52min/km, enquanto que o tempo no treino na rua foi 38:48min, ou 4:51min/km. A média de batimentos foi de 144bpm na esteira versus 140bpm no treino de rua. Isso confirma minha percepção de que o treino na esteira, pelo menos para mim, é mais puxado que na rua. Não sei se é a sensação de estar preso, de correr e não sair do lugar, de não ver árvores, não sentir cheiro de natureza (corro as 5h da manhã e não tenho a poluição dos carros), de ter a sensação de não estar correndo, mas sim pulando para que a esteira passe embaixo dos pés, de olhar para o cronômetro a cada instante e pensar "só passou um minuto!". Na rua estamos livres, temos escolhas de onde e quando ir, encontramos outros corredores, isso é muito mais legal!!! Enfim, sou um corredor de rua e não um hamster de esteira!
E você?

2 comentários:

  1. concordo plenamente.... é horrível correr na esteira, os minutos não passam, as colorias não queimam, a distância é maior, nunca chega... também não gosto!
    Também sou um corredor de rua...
    Atualmente, corro 7 km em 38 minutos
    abrs

    ResponderExcluir