Siga-me aqui!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Clubes de corrida.

Clube é, por definição, um grupo de indivíduos livremente associados por terem gostos ou opiniões comuns. Os running clubs, se comparados com os dos USA, são relativamente raros no Brasil. Basta uma pequena busca e encontraremos vários clubes de corrida, alguns muito interessantes, outros nem tanto. Um, que eu particularmente faço parte, é o Marathon Maniacs (http://www.marathonmaniacs.com/), mas não é este que quero falar hoje. Descobri recentemente um clube bem interessante que, quem sabe um dia eu possa me qualificar para participar: é o 100 Marathon Club. Como o próprio nome diz, todos os membros deste clube de corrida já correram, no mínimo, 100 maratonas. O site do 100 Marathon Club North America é http://www.100marathonclub.us/ , porém, vários outros países têm seus próprios sites seguindo a mesma filosofia. Em uma reportagem na revista "Marathon & Beyond" conheci o clube do Japão que se chama "Full hyakkai raku-sou kai" que, em uma tradução grosseira significa "nossa meta é correr 100 maratonas ou mais e curtir fazer isso". O clube foi fundado em 1987 e tem quase 300 membros. A média de idade é alta (para dar tempo de correr as 100 maratonas): 60 anos. Três palavras são importantes para eles: desafio, humor e cadawari (essa é uma palavra em japonês que significa  que cada membro tem uma meta pessoal e trabalha para alcancá-la). As metas são tão simples como correr os 42k abaixo de 3h30min, ou tão complexas e interessantes como correr em países de modo a formar todo o alfabeto, por exemplo, Algeria para A, Brasil para B, Chile para C, etc (o problema, nesse caso é que não existe país com a letra X). Haja criatividade!!
No momento, apenas participo do Marathon Maniacs, mas tenho algumas metas que me mantêm motivado para continuar correndo: pretendo um dia entrar para o 50 states marathon club (correr uma maratona em todos os 50 estados americanos) e pretendo também correr nos 5 continentes e também em todos os países europeus, além de (provavelmente no próximo ano) correr todas as maratonas do Brasil em um mesmo ano. E você, qual sua meta?

Um comentário:

  1. oi,

    minha meta é correr os 75km do desafio bertioga-maresias em 2011;)

    estou adorando ler seus posts!

    ResponderExcluir