Siga-me aqui!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Quanto tempo dura um tênis?

Na semana passada tive que suspender dois dias de treino pois estava com uma incômoda dor na articulação coxo-femoral direita. Estou melhor e já voltei para a planilha, mas isso me fez repensar quanto dura um tênis de corrida. Tenho uma planilha com a quilometragem de todos os tênis que corri desde 2006 e dificilmente passo de 600km/tênis, mas outro dia vi uma reportagem que dizia que poderia chegar até 800km e assim o fiz com meu último tênis, um Mizuno Creation 10. Estava atualmente com 729km e a dor apareceu; rapidamente troquei por um Asics Cumulus 10 (já saiu o modelo 11, mas o 10 é bem melhor e, se ainda achar nas lojas, é mais barato) e a dor começou a melhorar, indicando que para mim praticamente só corro no asfalto, 600km parece ser o limite seguro.
Obviamente que somente a quilometragem não é o único fator a ser analisado. Se você tem dois tênis e faz o revezamento, nunca correndo dois dias seguidos com o mesmo tênis, provavelmente ele durará mais. Além disso, esse revezamento permite que o sistema de amortecimento do tênis se recupere e esteja adequado para o próximo treino. A limpeza do tênis também é fundamental. Deixe-o secar totalmente antes de guardar no armário. Lembro ainda que de vez em quando você precisa lavar o tênis, manualmente é claro. Nada de colocá-lo na máquina de lavar, nem usar água sanitária ou deixar de molho. Lembre-se ainda que tênis de corrida é só para corrida. Nada de passeios por ai, nem muito menos ir jogar futebol com ele.
Com todos estes cuidados, se você não quiser arriscar ter uma lesão, troque a cada 600km que está de bom tamanho. Lembre-se que a aparência externa engana muito. As vezes ele está novinho por fora, mas o amortecimento já acabou. Olhe a borracha embaixo e veja se já está gasta, mostrando a camada de outra cor que fica embaixo da camada mais superficial de borracha. Observe seu corpo. Se dores inesperadas acontecem durante ou após o treino, talvez esteja na hora de mudar o tênis. O gráfico acima mostra quantos kms corri nos últimos 16 tênis que usei. De olho no tênis!

7 comentários:

  1. Coincidentemente, comprei um "Mizunão" esta semana e o achei duríssimo, já que estava acostumada com os antigos. Fiquei imaginando quando um tênis está amaciado o suficiente para ser usado numa maratona. Qual seria a kilometragem ideal, na sua opinião de experiente maratonista, uns 100 km?

    ResponderExcluir
  2. Realmente não há nada científico que confirme em quanto tempo (ou após quantos kms) o tênis está amaciado. Vai depender do tênis, do peso do corredor, do piso em que corre. Mas, empiricamente, eu diria que por volta dos 50km ele já deveria estar amaciado. Mas me preocupa o fato de você achar "duríssimo" logo de cada. Você não experimentou quando foi comprar? É bom dar uns trotes na loja para sentir a maciez e conforto no pé. Na dúvida, nunca mude o modelo que está dando certo.
    Lembro-me na maratona de Chicaco, fui comprar um tênis e perguntei no stand da Asics qual era o modelo equivalente ao Mizuno Creation. O vendedor me perguntou se eu gostava do Creation e como respondi positivo, ele apontou para o stand da Mizuno e disse que eu não trocasse.

    ResponderExcluir
  3. Comprei um tenis Saucony no Canadá,Paramount 2 , arch-lock,pro/grid, um show de tenis, macio, tudo perfeito. Para conservá-lo , comprei aqui no Brasil um ASICS modelo Blackhamk4 excelente também, macio, confortável. Adoro os dois, só uso para correr, um dia um outro dia o outro...

    ResponderExcluir
  4. Essa questão é interessante e polêmica. Já pesquisei e a recomendação varia de 600 a 1.200 Km por tênis. Também mantenho registros de distância percorrida por modelo adquirido. No entanto, já utilizei um mesmo tênis por mais de 1.500 km sem sentir qualquer sintoma de dor. Procuro inutilizar o tênis para corrida por volta de 1.000 km. Sinceramente acho que com 600 Km o tênis ainda não perdeu sua capacidade de amortecimento. Importante cuidar para que o apelo da indústria, que se beneficia com a troca precoce, não dite o momento da reposição. Como falou, mais importante ainda é estar atento aos sintomas de dor. Sem falar que esse "ponto de troca" dependerá de fatores da suas constituição. Por exemplo, se voce for obeso a coisa muda de figura, pois a sobrecarga será muito maior! Uma abraço e parabéns pela iniciativa, muito legal o blob! José Cláudio

    ResponderExcluir
  5. Esse papo de distancia limite percorrida de 600km eu penso que seja papo de indústria pra pode vender mais. Isso é fato! Cada pessoa sente quando chega a hora de trocar de tênis, pois isso é muito perceptível, principalmente após o treino.

    ResponderExcluir
  6. uso o asics nimbus, gostaria de opiniao sobre o asics kayano 17 , o vendedor disse que é melhor que o nimbus, mas nao confio em opiniao de vendedor

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive um Nimbus, mas tenho boas referências dele. Gosto muito dos tenis Asics, que alias é uma sigla que significa Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são). Primeiro você precisa saber seu tipo de pisada. Se você está pensando em comprar um Kayano, provavelmente tem pisada pronada ou neutra. O Nimbus, até onde sei, tem uma quantidade de gel maior e mais espalhada no tênis, o que permitiria ser usado tanto para supino, como para neutro. Então, para usar um dos dois, só se tiver uma pisada neutra.
    Se você já usa Kayano e gosta, sugiro que não mude. Depois de experimentar vários tênis, cheguei a conclusão que se gosto de um tênis e ele não me causa lesão (atualmente uso o Mizuno Creation 12), não devo mudar, pois nenhum tênis melhorará minha performance significativamente a ponto de valar a pena fazer experiências, trocando um que já gosto por um que talvez eu goste.

    ResponderExcluir