A semana foi super corrida (nem tanto no sentido literal da palavra, mas no sentido de ter muito trabalho) e não consegui escrever nada. Mas, aproximando a data de correr mais uma maratona, estou começando a me preparar mentalmente para tentar baixar meu tempo e, desta vez, me qualificar para Boston, fazendo 3:15h. O treino físico é fundamental e, quando bem feito, dar apoio para um treino mental bem feito. Além de estar bem treinado fisicamente, precisamos chegar na largada da prova confiante, achando que conseguiremos atingir o objetivo traçado.
Lembro de uma história muito interessante que aconteceu com nosso campeão Joaquim Cruz: na olimpíada de 1984 em Los Angeles ele ganhou a prova dos 800m e depois, em uma entrevista ele foi perguntado em que momento ele percebeu que iria ganhar a prova. Ele respondeu: "vi que iria ganhar em fevereiro". A olimpíada aconteceu em agosto de 1984 e a resposta inesperada que ele deu deixou a entrevistadora surpresa. Ela achava que ele iria responder que percebeu nos últimos 50 ou 100m. Isso é que é segurança! Ele estava tão bem treinado, fisica e psicologicamente, que 6meses antes ele já percebera que iria ganhar.
Ao contrário, nossa maior maratonista de todos os tempos, Carmen de Oliveira, recordista sulamericana da maratona com 2:27h, nunca ganhou nada na olimpíada, exatamente por não estar psicologicamente preparada. Teve mal estar, vomitou e terminou em 42o lugar na prova dos 10.000m. Certamente, se ela estivesse treinada psicologicamente teria obtido um resultado muito melhor.
É isso que me refiro como treino mental: é brincar de "agir como se...". Se você quer correr como um queniano, aja como se fosse um queniano: treine mais, alimente-se melhor, durma mais cedo, treine novamente, etc. Obviamente que você nunca será um queniano, mas melhorará muito sua performance. E isso não vale somente para a corrida, vale para a vida: se você quer ser um bom pai ou um bom filho, aja como se assim fosse. Se você quer passar em um concurso, aja como uma pessoa que passará em um concurso.
Treine o físico, mas não esqueça o mental!
domingo, 16 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário