Siga-me aqui!!

domingo, 9 de maio de 2010

Crônica 2: "Deus é brasileiro, e corredor!"

Ele se auto-intitulava viciado em corrida e não perdia a chance de tentar convencer qualquer um a começar a correr. E se a pessoa a ser convencida era um sedentário convicto daqueles que acha que o homem não foi feito para corrida, mas sim para o descanso, ai é que a discussão se prolongava com as argumentações a favor da corrida.


– Como é que o homem não foi feito para correr?! Pois saiba você que se nossos ancestrais que viviam nas cavernas não corressem tão bem, certamente hoje nós não estaríamos aqui, pois eles teriam sido comidos por leões, ursos e outros bichos mais velozes. E pense aí em uma manhã típica de uma família de Astrelopitecus: logo cedo o pai astrelopitecus tinha que sair para caçar. Se ele encontrasse um animal pequeno, porém rápido, ele tinha que correr para conseguir alcançá-lo; ao contrário, se ele achasse um animal grande e feroz, ele teria que correr para não ser alcançado. A mamãe astrelopitecus, ao contrário, ficava na caverna esperando o maridão chegar com a comida do dia, mas se, de repente, ela tivesse a visita inesperada de um urso ou outro animal semelhante, ela teria que sair correndo para não virar almoço. Assim sendo, para sobreviver eles tinham que correr, seja para caçar seja para não ser caçado e foi assim que ficamos em pé e desenvolvemos musculatura específica para a corrida.

E, se o interlocutor não se convencesse com essa estória dos tempos das cavernas ou então decidisse contra argumentar que já não estávamos morando nas cavernas e podíamos nos dar o luxo de ficar sentando ou deitado, sem nunca mais precisar correr, ele se exaltava e ia atrás de outros argumentos mais convincentes.



Naquele dia, a discussão era com um protestante convicto, sedentário de carteirinha e, obviamente, obeso, que insistia, por crença ou por proveito próprio, que o homem não era para correr, mas sim para ficar sentado e lendo, de preferência a Bíblia Sagrada. Após várias tentativas frustradas de convencer o preguiçoso evangélico, ele notou que precisava tocar mais fundo o coração do religioso. Mudou então o assunto da discussão, passando a citar trechos mais conhecidos da Bíblia, aliás, os poucos que ele conhecia. As discussões estavam cada vez mais acaloradas, resultado da empolgação usual de quando se fala sobre a Bíblia. O protestante acreditava piamente no que estava escrito na Bíblia, sendo literal na maioria das interpretações dos textos discutidos, como se aquelas escrituras tivessem sido passadas pelo fax do céu diretamente para ele. O corredor ouvia e aceitava as argumentações do evangélico que a esta altura estava mais pregando do que discutindo alguma coisa. O terreno estava apenas sendo preparado para a cartada final no convencimento do sedentário de que a corrida era essencial e deveria ser praticada por todos. A única maneira do protestante aceitar aquilo como verdade era se Deus pessoalmente dissesse para ele começar a correr. O diálogo transcorreu assim:

– A conversa está muito boa e já entendi que na Bíblia estão exatamente as regras que devemos seguir para ter uma vida espiritual saudável e que nos salvemos no dia do juízo final – voltando então ao assunto da corrida, ele continuou – Mas você já imaginou se no dia D, Deus chegar e disser que a prova final será de 10km e os que chegarem primeiro irão para o céu e os últimos serão condenados?

– Deixa de falar besteira, rapaz – respondeu rispidamente – Deus não quer saber se você é corredor ou não.

– Mas está na Bíblia!!!

– Como assim? Onde você viu isso? – perguntou mudando totalmente o tom de voz e a expressão facial.

– Vamos ler a Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 9:24. Aqui diz “Não sabeis que os corredores numa corrida correm todos, mas apenas um recebe o prêmio? Correi de tal modo, que o possais alcançar” – o evangélico arregalou os olhos espantado por nunca ter visto aquele trecho do livro sagrado. Viu que seus dias de sedentarismo estavam ameaçados e prestes a acabar, mas tentou uma última estratégia para minar a obrigatoriedade da corrida. – Não é bem assim, Ele não está se referindo ao sentindo literal da corrida. Além do mais, não existe outro lugar onde Ele mencione novamente esse negócio de corrida.

– Como não? – preparou o desfecho fatal – Veja então Hebreus capítulo 12:1 “...corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta...”. Eu tenho lhe chamado todo dia para uma corridinha lenta e saudável, mas você não ta nem aí. Cuidado! Como dizemos, Deus é brasileiro, e corredor...

O evangélico saiu daquela discussão com uma pulga atrás da orelha e no dia seguinte já estava em uma loja de esportes escolhendo um par de tênis de corrida. A partir daquele dia a corrida passou a ser parte da rotina dele e as pregações agora não mais se limitavam à tentativa de conversão religiosa, mas também atlética.

Amém!

4 comentários:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  2. (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudessemos agir tanto divinamente, como diabolicamente; segundo a nossa formação, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    ResponderExcluir
  3. O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (2CO.10.7) – Observai o que está evidente, na recomposição das 116 letras e dos 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina.

    ResponderExcluir
  4. O ALTISSIMO JÁ FAZ JUSTIÇA NA TERRA COM A DESTRA DO CRISTO:
    (JR.33.2) – Assim diz o Senhor que faz estas cousas, o Senhor que as forma para as estabelecer (Senhor é o seu nome): Há meio século eu me tornei escravo da liberdade do meu próprio Ser em Cristo, empenhado em esquadrinhar o Tratado Bíblico, no afã de me preparar como Guia dos Guias espirituais, para poder conduzir o povo de Deus à terra prometida. Tenho testado as almas nessa fé, e muitas terão dificuldades em alcançar a relevância dessa obra, dado a sua complexidade aliada à descrença reinante nessa terra pagã e sem futuro. Mas Deus é testemunho de que é com a mais pura das intenções que exorto o estudo acurado da nossa bibliogênese; porque sei que essa humanidade infiel e pervertida, já não poderá subsistir sem o conhecimento que Jesus nos passa através dela.
    (LV.17.12) – Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: (SL.5811) – Na verdade, há recompensa para o justo, há um Deus, com efeito, que julga na terra: (1CO.9.3) – A minha defesa perante os que me interpelam é esta: É o Espírito Santo que revela ao mundo o ex-segredo guardado nas 98 letras e 7 sinais desta parábola:

    (NM.16.28) – ENTÃO, DISSE MOISÉS: NISTO CONHECEREIS QUE O SENHOR ME ENVIOU A REALIZAR TODAS ESTAS OBRAS, QUE NÃO PROCEDEM DE MIM MESMO:

    (MC.14.27) – Todos vós vos escandalizareis porque está escrito:

    E CRISTO DIZ AOS HOMENS CONSCIENTES: ESTÃO VENDO QUE ESSE SER É MEU ESPÍRITO EM ARNALDO RIBEIRO, NAS MÃOS DO HOMEM QUE AMA.

    (GL.4.16) – Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (1CO.4.3) – Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano, nem eu julgo a mim mesmo;
    (1CO.4.3) – porque se julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados. (2CO.5.10) – Importa que compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

    ResponderExcluir