Siga-me aqui!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Comrades 2010

No próximo dia 30, largando as 5:30h da manhã acontecerá na África do Sul, país da copa, a mais importante ultramaratona do mundo (e ela não é nos USA ou na Europa). Eu disse ultramaratona e não maratona. Serão 89km largando da cidade de Pietermaritzburg e chegando em Durban (que por sinal será uma das sedes da copa).
 Esta corrida está na minha lista para um dia correr. Podemos pensar quem é o doido de correr este percurso que, além de longo, tem subidas simplesmente malucas. Para seu espanto, este ano há nada menos que 16635 inscritos para correr pele segunda ou mais vezes e 7021 inscritos para correr pela primeira vez! O percurso tem que ser concluído no tempo de 12 horas ou não ganha medalha. Este ano, devido à copa do mundo de futebol, eu até pensei em correr, mas as inscrições se esgotaram no tempo recorde de 27 horas. Acreditam!!! Eles abriram então mais 1000 vagas e marcaram o dia para abrir estas novas inscrições que se encerraram em 27 segundos (isso mesmo, vinte e sete segundos)! E depois dizem que eu sou maluco por correr maratonas. Posso até ser, mas não sou sozinho.
O percurso, como disse, é muito difícil. Tem subida que não acaba mais. Veja a altimetria da prova. Em cada ano, o percurso inverte, começando na cidade que terminou no ano prévio.
O colunista da Runners Worls americana Bart Yasso que já correu em tudo que é prova durante sua longa vida de corredor está agora com mais este desafio. O grande problema é que ele tem Doença de Lyme diagnosticado em 1997. É uma doença que lesa as articulações e por isso ele não tem condiçoes de correr como já correu (maratonas abaixo de 2:50h). O desafio está sendo postado na forma de vídeo no site da Runner's Wolrdl e pode ser acessado no endereço http://www.runnersworld.com/article/0,7120,s6-239-522--13495-0,00.html
Vale a pena acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário