Siga-me aqui!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Garmin Forerunner: brinquedinho legal!

Costumo dizer que não gosto tanto de correr, gosto mesmo é de usar o meu GPS da Garmin para corredores e depois fazer o upload no computador para avaliar todos os dados que ele me dá (e não são poucos!). Meu primeiro Garmin foi um Foreruner 305 (tá parecendo propaganda de sutien!!) e atualmente tenho um 405 (foto ao lado). Ambos são muito bons, mas este último é menor, parecendo-se mais com um relógio. O modelo 305 tem a vantagem de ter a tela maior, podendo ser dividida em quatro partes, colocando uma informação em cada parte. É possível ter três telas, de modo que poderíamos ter 12 dados diferentes (4/tela); no 405, só podemos dividir a tela em 3, assim, temos no máximo 9 quadros com informaões desejadas, o que já é mais que suficiente. Mas que informações são estas? As minhas preferidas são: tempo de corrida (cronômetro), distância corrida, ritmo, frenquência cardíaca. Existe o dispositivo de auto lap, ou seja, a cada quilômetro (ou milha = 1,6m) o próprio GPS marca seu tempo naquele quilômetro. Existe também o auto stop, com o qual o cronômetro pára quando detecta que você parou (diante de um semâforo vermelho, por exemplo). O que aprendi como tempo é que ao invés de utilizar a informação do ritmo (pace) instantâneo (o ritmo naquele momento em que você olha para o relógio), é preferível usar o ritmo médio daquele quilômetro, pois se você usa o instantâneo, só vai saber se está dentro do ritmo programado ao final daquele quilômetro, ao passo que se usar o médio, poderá saber qual será o tempo final do km em qualquer momento que você olhar para o relogio. Da mesma forma, prefiro a frequência cardíaca média do treino, mas não deixo de olhar também a frequência instantânea.
Além disso, com o GPS é possível fazer treinos antes só possível em uma pista de atletismo. Por exemplo, se você vai fazar um treino de 12 tiros de 400m com 1 minuto de descanso, não dá para fazer a rua porque você não sabe exatamente onde terminam os 400m, mas com o GPS, você programa nele 400m + 1min de descanso e é só começar a correr, quando faltarem 10m ele vai começar a emitir beeps lhe avisando (da mesma forma, quando faltarem 5 segundos para acabar o descanso ele também vai avisar). Tranquilo!
Outra vantagem: se você não tem ninguém para correr com você, utiliza o parceiro virtual. Diga qual é o ritmo do seu parceiro virtual e ele mostrará durante o treino se você está no mesmo ritmo, na frente ou atrás do parceiro. Fantástico! A margem de erro é muito pequena. Há dois dias, achando que estava correndo muito fácil, fui ver os sinais dos satélites e estava com 8 satélites com acurária de 6metros. Para confirmar que estava certo mesmo, fui para o Parque das Dunas, que tem 900m marcados no chão e, ao término de uma volta, o GPS marcou 896 metros. Muito preciso. Você pode ainda colocar as informações no site da Garmin e ver, no Google Maps, o percurso que você fez naquele treino.
Se não tem um, compra logo!

2 comentários:

  1. Josivam: Passei a frequentar a pista da UFRN, local onde você é muito conhecido por conta das suas inúmeras Maratonas percorridas pelo mundo.
    Sou frequentador do blog desde quando ainda se chamava, salvo engano, maratonando - a preparação de um corredor ou maratonista para a maratona de Buenos Aires. Por isso, humildemente, sugiro que você mude o nome do seu Blog para "Josivam Maratonista" - as experiências de um corredor pelo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Um dia me disseram que eu só corria maratona para me amostrar. Fiquei pensando se realmente era isso que aconteceia. Será que não haveria outra maneira mais fácil de "me amostrar"? Decidi que tudo que fizesse em relação às maratonas seria o mais anônimo possível, por isso mudei o blog, tentando nunca citar meu nome aqui.
    Valeu a sugestão e obrigado pelo incentivo.

    ResponderExcluir