Siga-me aqui!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A olimpíada das desculpas

Gosto de esportes de 4 em 4 anos acompanho o maior número de esportes nas olimpíadas, torcendo sempre pelo Brasil, é claro. Mas essa olimpíada está demais. O que tem de atleta brasileiro favorito amarelando. Deve ser influências das cores da bandeira. Ver atletas perderem e depois irem para a televisão pedirem desculpas, não dá. Não quero desculpas, quero medalhas. De ouro, se possível. Tudo bem que não temos uma política de incentivo ao esporte. Somos um país em desenvolvimento, e estamos preocupados com o que comer, deixando o esporte em segundo plano. Mas esporte também é social e melhora a saúde da população. Além do mais, a própria Chica também faz parte do BRIC (Brasil, Russia, India e China) e também é considerado um país pobre e com mais de um bilhão de habitantes, mas está dando show, ganhando até mesmo dos USA. Não acredito que países muito pequenos tenham atletas muito melhores que os nossos. Eles têm mesmo é mais organização. Com tudo isso, atletas como César Cielo conseguem trazer o ouro para nós e, sendo do Brasil, qual é o brasileiro que não se sente campeão numa hora dessas. Acho mesmo é que os atletas considerados favoritos e que não ganham, na verdade, não quiseram suficientemente ganhar. É impressionante ver o Cielo nadando os 50m através da câmera subaquática no Cubo d'água. Durante 21segundos ele não respira nenhuma vez, enquanto que o francês do lado dele respira 2 vezes (e por isso chega em terceiro). O rosto dele nos metros finais encontra-se quase que desfigurado, espelhando um esforço sobrehumano para chegar à meta final, certamente sonhada por ele durante tantos anos: o ouro. Isso sim é que é atleta e não o Ronaldinho que, apesar de craque, não quer assumir a responsabilidade de ganhar o ouro, como fez Romário em 1994. Ontem foi a vez de Scheidt que abriu mão de um ouro certo na classe laser para se aventurar na classe star e ficar com a prata e à noite, fiquei até tarde assistindo os brasileiros perderem feio no tie brack para os americanos no volei de praia e depois justificarem que chegaram desacreditados em Pequim e a prata era boa. De manhã, foi a vez das meninas do futebol perderem novamente para as americanas. Haja sofrimento!! (nosso)
Enfim, não quero desculpas, quero medalhas. Eles são atletas de alto rendimento. Recebem para isso, só fazem treinar. Desistam ou façam o certo, ganhem. Afinal, o importante, nesse nível de competição, não é mais só participar, isso fica para nós, atletas amadores, que corremos para nos divertir e conhecer novos lugares e amigos e para ganhar saúde.
Treinei ontem à noite, no brevíssimo intervalo entre o término do consultório (18:20) e um jantar às 20h. Hoje, folga, amanhã longão 32km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário