Siga-me aqui!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Longão e música para correr.

O sábado passado sai logo cedo para o longo de 32km. Deveria fazê-lo numa média de 5:24min/km. Levei o ipod que já não utilizava em treinos havia algum tempo, mas depois de ver tantos atletas nas olimpíadas com ipods e os comentaristas afirmando que a música melhorava a performance, resolvi voltar ao meu hábito antigo. Além do mais, não estava chuvendo e era um perfeito dia para fazer as pazes com o ipod. Na noite anterior, tratei de colocar alguns podcasts do "English as second language" para ir estudando um pouco de inglês por enquanto corria e achei outro podcast bastante interessante chamado podrunner que tem músicas com várias passadas por minuto, que ajuda a manter um ritmo determinado. Baixei o de 167bpm para usar após as 2h de longo, quando o ritmo geralmente tende a diminuir. Conforme combinado, após paradas em Ponta Negra para tomar água de coco e em outros trechos para repor com Gatorade e power gel, usei a estratégia do podrunner na última hora de treino. Como resultado, corri os 6 últimos km abaixo da meta de 5:24min/km, fechando os 32km com 5:02min no último km e com média de 5:22min/km. Bom treino! E o melhor: sem aquele cansaço que abala psicologicamente qualquer um. E com um atenuante: menos de uma semana após a meia de João Pessoa. Acho que o treinamento que estou empregando de baixa quilometragem e maior intensidade (run less, run faster) está dando certo. Keep going!

2 comentários:

  1. Caríssimo Josivan,

    Suas impressões sobre a prova de João Pessoa revelam, realmente, o sentimento da maioria dos corredores. No período de inscrições, aliás, já se anunciava uma prova de pouco capricho e organização sofrível. É um grande lamento, pois esse é um momento em que o esporte tem crescido muito aqui na cidade. Os grupos de corredores, agora, são muito mais frequentes. Tem-se identificado, também, um grande aumento de mulheres nas ruas e esteiras aqui da cidade. Pena que a prova, paradoxalmente, tenha sido pouco estimulante. Lamento ainda pelo jantar de massas...Mas aí, de fato, foi falta de informações...Há lugares melhores por aqui...Quanto a mim, saiba não não está próximo o dia em que deixarei de lado as pistas. O futebol foi um lapso. Semana passada, inclusive, tive que viajar de novo. Fui a Porto Alegre para um Congresso e corri a Corrida Rústica Duque de Caxias. Realmente o Nordeste tem muito o que aprender em organização de provas: prova de 10 km, inscrição de apenas R$ 12,50, medalha fantástica, postos de abastecimento com Gatorade, excelente público...
    A Meia do RIO que me aguarde...
    POis é...
    AS corridas continuam companheiro...
    Grande abraço...
    Bruno

    ResponderExcluir
  2. Amigo Bruno, lamentei não ter encontrado com você na meia de sua cidade. Apesar da prova ter tido algumas falhas, gostei do percurso e pretendo voltar outras vezes (espero que você esteja aí). Encontrei vários colegas seus (identifiquei pela camisa de Paris) e conversei com eles durante o percurso. Vamos programar a maratona do ano que vem, ok?

    ResponderExcluir