Siga-me aqui!!

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Run less, Run faster

Depois de um mês bem agitado, no qual deixei de escrever com freqüência mas continue correndo como de costume, estou de volta com boas notícias. Nesse mês de junho, participei de um congresso nos USA e aproveitei para correr uma prova de 5km organizada pela sociedade americana de diabetes. Não gosto muito dessas provas curtas (5 e 10km), mas corri bem, diminuindo meu tempo nos 5km (que antes era de 22:27min) para 21:09min e chegando na posição 48 de um total de 564 participantes (melhor brasileiro colocado). Na faixa etária, fiquei em 10. Ficou um gostinho de que eu poderia correr abaixo dos 21min, mas fica para a próxima. Abaixo vocês podem ver a foto já depois da chegada.

Comprei um livro lá com o título "Run Less, Run Faster". É uma técnica interessante de treinamento que inclui apenas 3 dias de corrida por semana, intercalados com dois dias de cross training (piscina, bicicleta ou remo). Ele propõe eliminar aqueles dias de treino fraco, que não ajudam em melhorar performance e só aumentam o risco de lesão. Nesses dias, sugere fazer exercícios na piscina que ajuda a manter o preparo e, ao mesmo tempo, repousa a musculatura. Os 3 dias de corrida são bem mais puxados e, no estudo que os autores fizeram utilizando essa técnica, houve uma diminuição média de 19 minutos no tempo dos maratonistas. Estou apostando na metodologia e já comecei o treinamento. Certamente a quilometragem semanal irá diminuir, mas diminuirá também a chance de lesão e, espero, o tempo final das competições. Vamos ver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário