Siga-me aqui!!

domingo, 18 de maio de 2008

Corrida do carteiro

Ontem aconteceu a corrida do carteiro aqui em Natal. Infelizmente a organiação, como não raro, pensou mais no evento e menos nos corredores, fazendo-nos largar em um sol escaldante às 15:30h com a desculpa única de que tinha que haver a premiação e se largasse mais tarde ficaria escuro. Coisas do Brasil. Esse é um dos motivos pelo qual gosto de correr fora do país e menos aqui. Na maratona de San Diego, por exemplo, largamos às 6 h da manhã só porque era verão e assim terminaríamos a prova ainda com o sol não tão forte. Aqui, quando não é a Globo que manda no horário, ficamos a mercê dessas outras desculpas. Enfim, o percurso da prova é bom, na Via Costeira, passando pelas belíssimas praias do nosso litoral, com vento soprando nas costas e ajudando um pouco. Mas o sol!!! Estava querendo correr os 10km em 45 minutos, o que daria uma média de 4:30min/km. Larguei muito forte com 4:23min no 1o km e 4:09min no 2o km. A partir daí o calor chegou e o tempo foi subindo, termiando o percurso em 47min 09 segundos. Boa prova, mas prefiro 10 maratonas a uma prova de 10km. Na maratona, corremos no nosso limite do conforto, a freqüência cardíaca não sobe (exceto já nos kms finais, quando o glicogênio acaba) e, apesar da prova longa, se bem treinado, não há desconforto. Já nos 10km, corremos no limite de nossas freqüências cardíacas e isso não é nada confortável. No final da prova, quando falei isso para Erivan, ele diagnosticou logo : "mais um pouco você vai querer correr ultramaratona" e realmente já estou pensando na Two Oceans (56km) ou na Comrades (89km). Como não corri tão bem ontem, hoje (que seria folga), vou correr um pouco à tarde.

2 comentários:

  1. Olá Josivan. Descobri o seu blog algum tempo atrás procurando sobre sites no google falando sobre a corrida. Li quase todos os posts desde o primeiro até este último. Penso em voltar a correr e o seu blog me incentivou ainda mais, tenho 23 anos e nós sabemos que atualmente o álcool domina massivamente nossa juventude, confesso que estou querendo me afastar deste ma(u|l). Sou apaixonado pelo ciclismo e tenho uma bike "Speed". Estou novamente bastante motivado a voltar pro esporte e viver com mais qualidade. Atualmente meu melhor tempo é por volta dos 8'/km ( nunca consegui melhorar ) pretendo começar a treinar no CAIC de lagoa nova pois moro aqui perto e fazer treinos específicos que aprendi através dos seus relatos. A maior distância que já treinei foi percursos de 7KM saindo ali do início do calçadão da Roberto Freire até próximo à rotula p/ rota do sol e voltando. Minha meta final é chegar a correr 10km em 1h. Parabéns pelo blog e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. CAro Luis Eduardo, obrigado pelo seu comentário e desculpe-me não ter respondido antes, mas estive viajando. Que bom que você está empolgado. Espero correr um dia desses com você e trocar idéias sobre treinamentos e provas. Um abraco e continue acessando.
    JOsivan

    ResponderExcluir