Siga-me aqui!!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Peak performance

É interessante como o treinamento bem feito atinge as expectativas. Se você consegue correr 10km em 60minutos ou menos, você poderá se preparar para correr uma maratona em 4 horas treinando durante 4 meses antes da prova. O treinamento consiste inicialmente em uma fase de endurance (resistência), visando que você consiga correr muito tempo (4h), mesmo que em uma velocidade baixa. Estou me preparando para Paris desde dezembro (4m antes da prova) e olhando minha planilha, vejo o quanto progredi nesses 3 meses. No longão de 21km, em janeiro, ainda no início da preparação, preguei no km 18. Nesse último domingo, os planos eram de 2h55min, ou seja, 32km. Meu organismo está desacostumado com ingestão de gordura e tive a péssima idéia de ir a uma pizaria no sábado à noite. Resultado: no km 16 comecei a ter cólicas que me obrigaram a volta, literalmente, correndo para casa. Cheguei em casa com 18km corridos e estava ótimo, apesar das cólicas. Fui ao banheiro, troquei a camisa, o boné e o tênis que estavam ensopados de suor e sai novamente para mais 14km, fazendo um total de 32km com média de 5:30min/km e frequência cardíaca de 142bpm (77% do meu máximo). Isso é que é peak performance. É atingir o melhor da forma física exatamente no período da competição programada.
Sábado passado, como eu dissera, foi o início do campeonato estadual de laser. Havia 7 barcos na água e fizemos, como de costume, duas regatas. Fiquei em segundo na primeira regata e primeiro na segunda regata, ficando então em primeiro na etapa. A vela é um ótimo esporte para os dias de cross training (treinar outra coisa diferente de corrida), pois não há impacto e é bastante puxado (principalmente com o barco laser).
Na 2a feira, como de costume, foi folga. Ontem, corri fraco (5:14min/km) e hoje, forte (4:49min/km). Amanhã, vou fazer uns exames de sangue para avaliar minhas condições (sempre os faço na proximidade da maratona) e por isso não correrei de manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário