Siga-me aqui!!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Síndrome da pilha fraca

Toda vez que intensifico os treinos para maratona e a data se aproxima, surge uma dúvida: será que meu freqüencímetro está funcionando normal? Será que a pilha está fraca? Explico melhor: a medida em que melhoro meu condicionamento físico com a intensificação do treinamento, consigo correr uma determinada distância em uma velocidade mais rápida e com uma freqüência cardíaca mais baixa. Isso se explica devido à adaptação do nosso organismo (aumento de hematócrito, ferritina, hemoglobina, melhora no VO2 máximo, etc). Porém, nunca acredito exatamente nessa melhora e penso sempre que a pilha do freqüencímetro está fraca, mas mesmo se troco a pilha, felizmente, a freqüência cardíaca continua na mesma. Ótimo!! Sem contar a freqüência de repouso que usualmente está abaixo de 60 batimentos por minuto. É sempre bom lembrar que a alimentação, a quantidade de sono dormida à noite, etc, também interferem nessa freqüência. Alimentos ricos em gordura (frituras) e açúcares (doces, bolos, chocolates, etc) comprometem bastante e devem ser evitados se você quiser melhorar sua performance.
Essa semana, fiz o longão no domingo bem cedo (5h) pois tinha missa às 8h (gosto sempre de ir à missa no fim de semana, tenho uma sensação boa, semelhante a quando estou correndo). Fiz 24km em 2:15h. Apesar de cansar por volta do km 18 (estou melhorando, pois no outro longão, cansei e cai o ritmo no km 13), a freqüência cardíaca não passou de 160bpm. Cheguei a conclusão que, se não for um erro mental (tenho que iniciar meu treinamento mental já), uma hipótese para tal cansaço prematuro seria um erro na hidratação. Usualmente nesses longões, saiu com um gatorade (500ml), no km 10 (na Praia de Ponta Negra), paro para tomar uma água de coco e um pouco mais adiante (1h30min), tomo água com um Gu Gel. No total, consumo um pouco mais de 1litro em pouco mais de 2h de treino. Considerando que as 7h da manhã o sol já está "lascando", tomei a decisão de aumentar mais minha hidratação. Vou conversar com meu técnicoa (Erivan).
O mês está acabando e só faltam dois meses para as provas (meia de Praga no dia 29 de março). Com isso estou satisfeito com os 200 km corridos no mês, sabendo que apesar de fevereiro ser um mês menor, o aumento na duração dos longões vai compensar e certamente a quilometragem mensal aumentará. Hoje corri fraco, regenerativo, 10km em 53:40 minutos. Amanhã é dia de fartlek e, devido ao carnaval, anteciparei o longão para o sábado, fazendo 2:30h (aproximadamente 27km).

3 comentários:

  1. Josivan, como que funciona essas paradas para hidratação. É pausado o relógio ou conta como tempo de treino. E por quanto tempo você para para fazer a hidratação?

    ResponderExcluir
  2. A hidratação com o gatorade ou água é feita durante o percurso, sem parar o cronômetro nem a corrida (já serve de treino para a competição), geralmente a cada 2km. Mas se vou tomar água de côco (3minutos aproximadamente), paro o relógio e o tempo não conta para o tempo total do treino.

    ResponderExcluir