Siga-me aqui!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

PEL - perceived effort level (nível de esforço percebido)

Hoje foi dia de longão. Como já é carnaval e estou viajando hoje para a Lagoa onde a corrida não é tão agradável, antecipei o longão e já corri hoje. Tinha programado para sair às 5:30 pois precisava ver um paciente na clínica às 9h e como iria correr 2:30h chegaria as 8h em casa, faltando ainda 1h para ir para a clínica. Às 5:34h, já para sair foi que note que tinha esquecido de colocar o freqüencímetro e como não queria mais perder tempo, decidi correr não pela freqüência cardíaca e nem por tempo programado mas pelo PEL (sigla em inglês de perceived effort level ou nível de percepção do esforço). Já corri outras vezes baseando-me no PEL e é bastante proveitoso. Consiste basicamente em correr obedecendo a resposta de seu corpo, sentindo se você está mais ou menos cansado. Permite se adequar ao percurso, correndo mais devagar nas subidas e mais rápido no plano e na descida. Se você está bem condicionado e se está com a zona de treinamento (baseada na freqüência cardíaca) correta, não haverá muita diferença ao final do treino. Só para se ter uma idéia, no domingo passado corri 24km em 2:15h, com um tempo médio de 5:37min/km, baseando-me na freqüência, enquanto que hoje corri 27km em 2:31h com uma média de 5:36min/km, ou seja, basicamente não houve diferença. Tente no próximo treino prestar atenção no seu PEL e faça uma correlação com a freqüência cardíaca para avaliar se sua zona de treinamento está correta.
Mudei hoje o esquema de hidratação, visando me hidratar mais. Usei meio gatorade e 500ml de água já nos primeiros 10km e então parei para tomar uma água de côco (500ml) e encher novamente a garrafinha de água (mas agora com água de côco). Continuei a corrida e na volta, 5km depois, a água já estava perto de acabar novamente; enchi com mais 500ml. Com 19km, usei o Gu gel e com 23km terminei o gatorade. No final, consumi aproximadamente 2,3l, o que foi bem melhor que os 1,3l da semana passada. Senti-me melhor e só fui sentir algum cansaço lá pelo final do km 22, mas conclui o treino ainda com 5:30min/km.
Agora é repouso. Vou só velejar esses dias e só volto a correr na 4a feira (exceto se a endorfina baixar demais). Bom carnaval para todos e cuidem-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário