Siga-me aqui!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Treino mental

Tradicionalmente, deixo essas últimas semanas para fazer um outro tipo de treino: o treino mental. Esse treino é tão ou mais importante que o treino físico. Se você treinou o ano inteiro, está bem preparado fisicamente, mas não acredita que pode conseguir alcançar a meta traçada ou duvida, minimamente que seja, da sua capacidade, a chance de não conseguir é real. Costumo dizer que somos o que pensamos ser: se você acha que é um derrotado, ceratmente será; se acha que é um vencedor, tem boa chance de ser. O perigo não está em pensar alto e não conseguir; o perigo está em pensar baixo e conseguir. Explico melhor (usando as metas da maratona como exemplo, mas isso vale para qualquer situação na vida): se você tem capacidade para correr a maratona em 3:30h, mas tem medo de não conseguir e coloca uma meta de 4h para ficar feliz ao alcançá-la, o problema não está em não conseguir os 3:30h, mas sim em conseguir as 4h e se acomodar e nunca chegar no seu potencial. No ano passado coloquei a meta de 4h, consegui 3:51h. Esse ano, coloquei 3:40h. Diminuir 11minutos em uma maratona não é muito fácil. Poderíamos pensar "são só 11 minutos". Mas não "são só 11 minutos", na verdade tenho que repetir meu melhor tempo (3:51) e ainda diminuir 11 minutos, ou seja, tenho que correr tudo de novo e melhor, então não é tão simples assim. Mas estou consciente que treinei bem e que tenho capacidade de baixar o tempo. Aliás, ter a consciência tranqüila de que fez seu melhor e não se enganou deixa as coisas bem mais fácil para o treinamento mental. Além desse pensamento positivo, usualmente penso nos quilômetros finais, na chegada e na medalha no pescoço. As vezes chego até a pensar no absurdo de correr pelo menos perto de um queniano (apesar de absurdo, é animador e ajuda muito o treino mental). Mas, tenho consciência que vou correr em um clima diferente, local diferente e pode ser que nem tudo corra como planejado e que eu não consiga a meta. Mas até isso deve ser um motivo de estímulo e se eu não conseguir, voltarei outro ano lá, ou seja, já terei um motivo para continuar correndo e me motivando.
Hoje foi folga. Recebi meus exames que fiz no sábado e estão muito bons: colesterol baixo, hdl elevado, triglicerídios e glicemia baixos, ferritina boa, nada de anemia, tireóide funcionando bem. Não tenho o que reclamar. Vamos para a guerra, ou melhor, para a maratona. Amanhã, treino de 8km. Definirei o ritmo de acordo com como estarei de manhã (na verdade a vontade é de correr forte (5:05min/km), mas sei que essa semanatenho que manerar). Hoje vi no site do tempo que é provável que tenhamos chuva do próximo domingo, apesar da temperatura estar boa (mínima de 9C e máxima de 18C). Espero que essa previsão mude. Vou acompanhar o site e torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário