Siga-me aqui!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Estratégia de corrida

Ontem não tive tempo de escrever, mas o treino foi bom (8km para 5:09min/km). À noite, fui no Campus conversar com Erivan sobre a estratégia de corrida. Tudo na vida é bom que seja programado. Gosto da frase "Prior preparation prevents poor performance" (preparação prévia previne performance pobre). Se você não se prepara, provavelmente terá sucesso e o contrário também é verdadeiro. Citando a frase do colega Lúcio Vilar, "de onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo". Se você não se prepara, não espere muita coisa. Como minha meta para a maratona este ano é 3:40h, decidimos fazer o seguinte: começar fraco e aumentar o ritmo após os 10km iniciais. Vou começar com 5:20 min/km até os 10km (53:20min no total) e então passar para 5:10 min/km a partir daí. Divido os 42km em duas provas: 32 + 10km. Até os 32km vou tentar manter os 5:10min/km e então o que acontecerá a partir daí vai depender se atingi "o muro" (the wall) ou se estarei bem. Se eu manter os 5:10 nestes últimos quilômetros, terminarei em 3:39h; se tiver bem, aumentarei o ritmo para o que der; se estiver "pregado" (atingido o muro), diminuo mas ainda será o suficiente para fazer menos que 3:51h que foi meu tempo do ano passado. Combinamos também o uso do gel a cada 40 minutos (no ano passado, não usei e tive uma fome danada lá pelo quilômetro 25).
Tenho acompanhado a previsão do tempo (www.weather.com) e a previsão atual é de possibilidade de chuva isolada e temperatura alta (19 graus), o que seria razoável, mas temos que esperar, pois é só previsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário