Siga-me aqui!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Vírus da corrida

Recebi um e-mail hoje de uma corredora de Brasília que acabou de participar de uma prova de revezamento, obtendo um bom tempo, melhor do que as expectativas dela mesma (Parabêns!!). Respondi o e-mail desta forma:
"Cara amiga, é com alegria que recebo seu email. Como médico e maratonista lamento (ou alegro-me) lhe informar que você foi contagiada por um vírus muito sério: o da corrida. Os primeiros sintomas são estes mesmos: empolgação, querer melhorar o tempo, aguardar ansiosamente o próximo treino ou a próxima competição. Numa fase mais avançada você começa a sonhar correndo ou concluindo uma prova. Posteriormente, você começa a querer contagiar outros ao seu redor, não admitindo que ninguém não goste de correr e querendo a companhia de todos no seu treino ou pelo menos daqueles que você gosta. Daí para a primeira maratona é um pulo. Alerto também que caso você, por algum motivo, não possa correr por alguns dias, o mau humor será visível e seus familiares, que muitas vezes reclamarão dos seus treinos, terminarão lhe implorando que volte para as corridas o mais rápido possível e que melhore o seu humor, aumentando as endorfinas. Bem, se mesmo depois de tudo isso você ainda quiser insistir nessa correria (e eu insisto que você insista), não vá dizer que eu não avisei. Mas tem uma coisa boa, esse vírus da corrida diminui colesterol, pressão arterial, glicose, etc, reduzindo o risco de infarto do miocárdio, diabetes e derrame (AVC), além de trazer um bem estar incrível. E após correr sua primeira maratona, sua vida nunca mais será a mesma; digo isso sem nenhum exagero. A maratona em si já é um momento mágico, mas a preparação para a mesma é fantástico. São vários dias de treinos aparentemente solitários, nos quais você terá tempo para pensar na vida, na família, nas preferências, nas escolhas certas (e nas erradas também), no trabalho, enfim, na vida. Em suma, seja bem-vinda ao mundo dos corredores e passe este vírus para outros!"
O treino hoje foi como planejado 8km com média de 5:26 min/km e freqüência cardíaca média de 135bpm. Fiquei muito satisfeito. Neste fim de semana será a maratona de Berlin (pretendo correr no próximo ano) e tenho dois colegas correndo. Raul já me mandou um e-mail que já está lá, imagino, com muita expectativa para a prova. Desejo que eles corram dentro das metas estabelecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário