Siga-me aqui!!

sábado, 29 de setembro de 2007

Internacional, eu?!

É freqüente me dizerem que sou internacional, que só quero participar de maratonas fora do Brasil. Perguntam também se eu não corri a São Silvestre ou a maratona do Rio ou de São Paulo. Até parece arrogância minha não querer participar destas provas. Parece que estou desprezando-as, mas longe de mim ter tal desprezo. Um outro colega que já correu prova internacional me defendeu em uma discussão sobre esse assunto dizendo que a preparação para uma maratona demanda tempo e disciplina, além do que você precisa ter tempo adequado de sono, alimentação correta, evitar excessos no álcool e nas farras, etc, sendo assim, fica difícil ter toda essa preparação e no final ir para uma prova desorganizada, sem uma mínima estrutura que faça valer a pena a participação. Existem provas boas e organizadas aqui no Brasil, apesar de serem poucas, as provas do RJ e SP são bem organizadas, entretanto o horário de largada muitas vezes não é adequado para os atletas, mas sim para a televisão. Para se ter uma idéia, a maratona de San Diego, que acontece durante o verão, tem sua largada para as 6h da manhã, privilegiando assim os corredores amadores que terminam a prova por volta das 10-11h, com o sol não tão forte ainda. Aqui, as provas começas as 9-10h para passar na televisão e terminam com um sol muito forte. Nossa população infelizmente ainda não está educada para apoiar as provas de rua. Em Nee York, por exemplo, 38000 corredores foram aplaudidos por 2 milhões de espectadores nas ruas da Big Aple; mesmo quando cansamos, conseguimos tirar as últimas forças e proseguir com os estímulos de crianças e adultos nas ruas. Fui uma prova aqui que o espectador se superou, conseguindo agredir dois corredores ao mesmo tempo com um único comentário: "ei, vai perder para esse velho aí?". Ninguém merece! Outros comentários que já escutei correndo: "Pode parar que o primeiro lugar já chegou" ou "Vai para casa, deixa de ser besta". Isso realmente desanima, mesmo sendo eu extremamente patriota. Por último, vamos para a parte financeira: para mim que moro em Natal, participar de uma boa prova como a maratona de Curitiba ou Blumenau, fica apenas um pouco menos caro que participar de uma prova em Lisboa ou Buenos Aires, por exemplo. Geralmente me programo com quase um ano de antecedência e consigo passagens muito baratas. Enfim, não sou internacional, apenas gosto de provas organizadas, com público contagiante e que me propicie experiências que eu possa contar para meus netos um dia.
Hoje foi dia de folga. Ia velejar, mas o vento está tão forte (maldito aquecimento global) que preferi repousar. Como de praxe, fiz exames laboratoriais para ver como estou nessa reta final de preparação. Amanhã, faço um longuinho (12km).

Nenhum comentário:

Postar um comentário