Siga-me aqui!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Faça anotações

O treino hoje foi de 6km em ritmo forte (4:51 min/km de média), sem problemas; foi um teste para minha lesão, que não reclamou nada e me senti muito bem. A última vez que treine 6km foi em 11 de março, de lá para cá fiz sempre treinos maiores, aumentando gradativamente, e nos últimos 2-3meses estava correndo no mínimo 10km/dia. Tenho todos meus treinos anotados em uma planilha do excel desde o ano passado e por isso posso fazer comparações e planejar melhor como vou correr na próxima prova. A partir destas comparações, sei que estou bem melhor que no ano passado, pois posso correr mais veloz com uma freqüência cardíaca mais baixa. A cada dia, vou acrescentando mais dados na planilha; atualmente anoto dia, hora do treino, tempo do treino, distância percorrida, tipo de treino, min/km, qual tênis usei, velocidade (km/h), freqüência cardíaca média e máxima, zona de treinamento (%), elevação, hidratação e comentários gerais. A maioria dos dados são captados pelo meu GPS Garmin Forerunner 305 que muito me ajuda. A partir destes dados, a planilha calcula quilometragem de cada tênis utilizado (tenho sempre dois pares de tênis e mudo o tênis a cada 500km), km/mês, horas de treino/mês, km/dia de treino, km/semana, velocidade média/mês, quilometragem total do ano e poderia obter muito mais dados. Adoro brincar com estes números, fazer estatísticas e comprovar minha evolução. É bastante estimulante. Sugiro fortemente que você corredor também anote seus treinos, talvez não com tantos dados como o meu, mas certamente com os dados mais básicos que estarão disponíveis para futuras comparações. Se tiver interesse, posso enviar minha planilha para você e você terá o trabalho apenas de alimentá-la após cada treino. Se achar interessante, me mande um e-mail que enviarei com prazer (josivan@usa.net).

Nenhum comentário:

Postar um comentário