Siga-me aqui!!

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Diferentes corridas, diferentes treinos

Parei de correr provas pequenas (5 e 10km). Não por arrogância ou superioridade de maratonista, mas é porque cada distância tem um treino específico e como tenho mais endurance (resistência) do que velocidade, prefiro maratona ou meia (quiçá um dia, ultramaratona). Não tinha notado isso até a corrida da independência no ano passado. Comentei com Erivan que sempre chegava muito cansado nas provas de 10km, pois corria com média de 4min e 30seg por km. Ele me respondeu algo óbvio, mas que eu não tinha pensado ainda: "Você está treinando para maratona e não para 10km". O treino realmente é totalmente diferente. Os longões que são muito importantes na maratona não são tão importante nos 10km; enquanto que os tiros são mais importantes nos 10km. No último longão percebi isso com Luizinho, que treina para meia. Ele disparou nos últimos 4km, correndo para 4min40seg aproximadamente. Eu fiquei para trás (4min55seg), mas provavelmente ele não tivesse resistência suficiente para os 42km, pois os longões dele não passaram dos 21km, enquanto que eu fiz longos de 33km. Cada corrida exige diferentes técnicas de treinamento, daí a importância de ter alguém habilitado para lhe orientar adequadamente.
O treino hoje foi leve, como combinado: 8km para 5min30seg (planejado) e 5min26seg/km (executado). Com isso estou chegando a 1600km de treino neste ano, bem mais que os 1000km do ano passado para NY. Amanhã, diminuo distância (só 6km) e aumento a velocidade (5min/km), apeans para lembrar meu organismo que estou treinando menos, mas tenho capacidade física de correr rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário