Siga-me aqui!!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O melhor amigo do homem

Já mais de uma vez escrevi sobre cachorros aqui neste blog. Isto porque não é raro encontrá-los na rua, apesar de nunca ter levado uma carreira de um durante um treino. Aliás, os pit bulls que usualmente latiam para mim durante o treino matinal, agora já nem se levantam mais quando passo perto do portão deles. Já faço parte da rotina diurna deles e não representa mais uma ameaça. Mas hoje não quero falar deles, mas sim do meu cachorro, Deco, um Lhasa apso muito danado. Eu o chamo de o sombra devido ao fato de me seguir para onde vou. Mas o que ele tem a ver com meus treinos? Bem, desde a maratona de New York no ano passado que piorei um lesão no trato ílio tibial direito, ao lado do joelho, que me persegue com uma queimação sempre que corro em uma velocidade abaixo de 5 minutos por quilômetro. Pois bem, há umas duas semanas, já próximo do horário de dormir, entrei na cozinha e, descuidadamente, pisei em um xixi de Deco estategicamente feito logo em frente da porta. Após distribuir algumas palavras de "carinho" para o autor daquele xixizão, sai pisando com a parte lateral do pé direito e percebi que a dor na face lateral do joelho direito piorava, concluindo então que, apesar de fazer os alongamento do trato ílio tibial como recomendado, talvez a lesão não tivesse ainda sarado completamente porque eu estiva com uma pisada errada, utilizando muito a lateral do pé. Lavei os pés e fui dormir com um plano em mente de tentar uma pisada mais central, terminando no hálux, vulgo dedão. Para minha grata surpresa e alegria de Deco, o plano deu certo, corri próximo dos 5 minutos sem problema e os treinos seguinte, incluindo o último longão, corri vários quilômetros abaixo de 5minutos, sem aparecimento da dor. Obrigado Deco, vou lembrar de você na maratona; quiçá corro um quilômetro em sua homenagem e de seu xixi esclarecedor.
O exame de minha esposa foi ótimo ontem e fiquei mais tranqüilo, permitindo que o treino fosse deixado para hoje, como planejado. Fiz um treino forte: 8km com média de 5 minutos e 4 segundos por km, sem cansaço ou dor. Amanhã é dia de treino fraco: 8km a 5 min e 30seg.

2 comentários:

  1. Josivan:
    Paz de espírito e força nessa reta final. São atitudes como essa que nos elevam acima da inércia e do conformismo, e servem para demonstrar o poder que temos de transformar o que existe à nossa volta com a força de nossa vontade.
    Um abraço,
    Arthur

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Arthur pela força. Aliás, suas mensagens sempre me ajudam na reta final para a maratona. Espero correr um dia com voce. Vamos lá?
    Josivan

    ResponderExcluir