Siga-me aqui!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Passada maior ou mais veloz?

Uma dúvida que sempre tive é o seguinte: se eu quiser aumentar minha velocidade de corrida devo aumentar o tamanho da passada ou sua velocidade. Se mantenho a mesma passada mas a faço mais rapidamente, minha velocidade aumentará. Da mesma forma, se não aumento a velocidade, mas aumento o tamanho da passada, a volocidade também aumentará. Na literatura, descreve-se que nenhum atleta de elite dá menos que 180 passadas por minuto (se você dá 180 ou mais passadas por minuto, isso não lhe assegura ser um atleta de elite, mas certamente os atletas de elite não dão menos que 180 passadas por minuto). Estudando um grupo destes atletas, descobriu-se que quando eles aumentam em 40% a velocidade da corrida, a velocidade da passada aumenta só 3,2%, enquanto que o tamanho da passada aumenta 35%, mostrando que a melhor estratégia para se ganhar velocidade não é passadas mais rápidas, mas sim, passadas maiores. Isso é fácil de se observar na prática. Tente no seu próximo treino rápido. Entretanto, cuidado com o quanto a passada é aumentada, pois se sua musculatura não está adequadamente preparada, isso pode ser uma fonte de lesão, causando um estiramento muscular.
O treino hoje foi muito bom. Estou cada dia mais confiante que vou fazer uma boa maratona. Aliás, nesta fase final, creio que o treinamento mental se torna tão ou até mais importante que o treinamento físico. Ontem fui ao Campus conversar com Erivan e receber as orientações da semana. O treino recomendado para hoje foi um "tempo run" (tempo aproximado que tentarei fazer na maratona). Fiz 10km com média até abaxo daquela que pretendo para a maratona: fiz 5min5seg de média, concluindo os 10km em 50min51seg. Amanhã está programado um treino regenerativo de 8km apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário