Siga-me aqui!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Afastando a preguiça.

Como planejado previamente, hoje seria um dia de treino easy, ou seja, de treino regenerativo, fácil. Acordei às 5h, como de costume e a preguiça bateu. Cometi um erro que tento sempre evitar: perguntar-me se iria correr nesta manhã ou não. Evito esta pergunta pois quase sempre que a faço, termino não correndo, pois a preguiça vence. Pensei logo, todo mal intencionado: "o longão de 22km é no sábado, amanhã (6a feira) está programada uma folga preparatória para o longão, bem que eu poderia folgar hoje e deixar o treino leve para amanhã". Raciocínio bastante lógico e quase me convenci, mas para o bem da disciplina, usei a segunda lei recomendada para não perder treino no horário em que a grande maioria das pessoas está dormindo: pule da cama sem pensar em nada (mesmo que seja lógica o seu argumento). Pulei, troquei de roupa, calcei meia e tênis e fui para o meu treino. Até hoje, já na minha terceira maratona, posso afirmar que em nenhum dia me arrependi de ter ido treinar, mas já houve alguns que me arrependi de não ter treinado. Para aqueles que não têm tempo de treinar durante o dia, o horário de 5 às 6h é muito bom, mas precisa obedecer a estas duas regras:
1a) Decida se vai treinar na noite anterior, antes de dormir. No horário programado, não se pergunte se vai ou não treinar;
2a) Pule da cama, literalmente, no horário programado. Não dê oportunidade do espírito sedentário lhe dominar. Garanto que não irá se arrepender.
A programação para hoje era 8km em passo lento, sem forçar; apenas para lembrar o meu corpo que diminui o ritmo, mas continuo sendo um corredor. É interessante como nós desenvolvemos ritmicidade com o tempo. A proposta hoje era correr em uma velocidade equivalente a 5 minutos e 30 segundos por quilômetro. Concluí os 8km em 43 minutos e 44 segundos, dando uma média de 5 minutos e 28 segundos por quilômetro, bem dentro do esperado.
Amanhã, apesar de ir de encontro à minha necessidade de endorfina, não correrei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário