Siga-me aqui!!

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

1000km para Nova York

Hoje, véspera da viagem, último dia de treinamento. Fiz, como planejado, um treino fraco, correndo para 5'43''/km. Pensava em 7km, mas corri um a mais, despedindo-me do percurso que me acompanhou nos últimos meses. Atingi, como disse ontem, ao milésimo quilômetro. É bastante, mas nem parece que é tanto assim. Passou (literalmente) correndo! Vamos então fazer um balanço dos últmos 5 meses. Em relação às distâncias percorridas, tivemos 74,3km em junho (estava recuperando de uma lesão), 175,6km (julho), 241,9km (agosto), 253,9km (setembro) e 254,8km em outubro, fazendo um total exato de 1000,5km. Parece brincadeira, mas corri 1000km para chegar em NY. Isso equivale a quase 24 maratonas completas e daria para ir e voltar duas vezes a Recife ou uma vez a Fortaleza. Foram 18,7 horas correndo em julho (não tenho os dados de junho em relação a horas), 23,3h em agosto, 23,6h em setembro e 22h em outubro. O interessante é que consegui, por exemplo, correr praticamente a mesma distância em outubro, em um número menor de horas (isso era esperado, já que aumentamos a velocidade com a aproximação da maratona). Só para ilustrar a melhora no meu condicionamento físico, no dia 20 de julho, corri 10km em 57min38seg, com uma freqüência cardíaca média de 144 bpm que equivale a 78% da minha freqüência máxima. Agora no dia 25 de outubro, corri os 10km em 55min23seg, com FC média de 138bpm (75%). Percebeu que corri a mesma distância em um tempo menor (57'38'' x 55'23'') e com FC mais baixa (144 x 138); isso decorre do treinamento e das mudanças físicas no meu organismo melhor treinado agora.
Em relação a esse blog. Começou como uma idéia de fazer um diário, apenas para me orientar sobre o que aconteceu no treinamento e para ter parâmetros de comparação em relação à evolução da performance. Mas em tempo de internet, diário vira blog e quiçá alguém tivesse interesse em lê-lo; talvez eu conseguisse convencer alguém de começar a correr: se fosse uma pessoa pelo menos, já teria valido a pena. Decidi então começar a escrever o blog em agosto, já quase dois meses após o início oficial do treinamento. Já são, desde 28 de setembro, mais de 200 acessos, de cinco países (USA, Canadá, Inglaterra, República Dominicana e, obviamente, Brasil), 16 estados brasileiros (MG, SP, RJ, SC, RN, BA, SE, AL, PE, RS, ES, GO, MA, PI, PR, MS) mais o Distrito Federal. Com o blog, mesmo que eu não tenha conseguido orientar ou estimular outros, consegui organizar minhas idéias sobre corrida, e isso me ajudou no treinamento. No final, Nova York estava mais próximo do que eu esperava: apenas 1000km.

Um comentário:

  1. Boa sorte na viagem e na maratona. Estamos esperando notícias suas para uma boa matéria no site e no blog da SBD. Não esqueça de mandar uma foto! Abs Cristina Dissat

    ResponderExcluir