Siga-me aqui!!

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Comece espalhando a noticia!

Start spreading the news... I am arriving today... I am to be a part of it, in ING New York (Comece espalhando a noticia, eu estou chegando hoje (no original, eh partindo hoje), eu quero ser parte dela, na velha Nova York). Voces devem conhecer a musica New York, New York, modificada por mim acima. Ela, juntamente com o tiro de canhao, eh que vai dar a partida para a maratona.
Estou aqui, acessando a internet, em um Burger King, na esquina de onde era o World Trade Center (torres gemeas) que cairam no 11 de setembro de 2001. O buraco continua muito grande, apesar das reconstrucoes que estao sendo realizadas. Imaginem que ate a semana passada ainda acharam ossos humanos aqui. Bem, mas vamos ao que interessa. Aproveitei a ida de minha esposa para a Galeria 21 Century aqui perto (para compras, eh claro), para ter um tempinho para escrever para o blog, afinal ja sao 3dias sem dar noticias.
A viagem foi muito boa. Eh interessante como vicio eh vicio, seja qual for. Um dia desses estava com um colega que se vangloriava que tomava nao sei quantas cervejas sozinho. Eu me vanglorio por correr varios km. E na viagem, inconscientemente, nao perdia a oportunidade de dizer "Estou indo correr a maratona de NY". No check in ja comecou: "Voces estao indo a negocios ou a turismo?": reposta obvia: a turismo, para correr a maratona de NY, juntamente com outros 37000 participantes. Alias, chegando aqui, vi que esse ano houve numero recorde de pessoas querendo correr: foram mais de 90 mil, mas por seguranca e espaco fisico, "apenas" 37 mil vao largar. O nosso hotel esta na 8th avenida, a 3 quadras do centro de convencoes onde esta acontecendo a Expo. Ontem fomos la pegar o numero (o meu eh 43272 - se quiserem podem acessar a pagina da maratona apos o dia 5 e ver meus resultados). Aproveitei para comprar tenis (quase um terco do preco do Brasil - comprei logo dois mizuno creation 7 e ainda ficou mais barato que um no Brasil). Comprei tambem entradas para o jantar de massas que acontecera no sabado a partir da 16:30. Eu, como atleta, ja tinha direito, comprei entao para Lucia Helena e Natalia. Sera no Tavern on the Green, restaurante famoso e que fica no meio do Central Park. Estava decidido ir para o Carmines mesmo, pois ja conheco a comida de la e vespera de maratona nao eh momento de testar nenhuma comida nova, mas essa eh uma oportunidade de conhecer o Tavern on the Green. Alias, falando em oportunidade, amanha de manha vou fazer um treino leve na corrida patrocinada pela Continental Airlines para corredores estrangeiros. Serao 6km saindo da sede da ONU e chegando no Central Park. Nao iria correr (e nao sei se realmente vou, pois a perna voltou a doer um pouco novamente), mas eh uma chance de sentir como eh correr a 10 graus C.
O clima na Expo eh realmente muito bom (mas a temperatura eh muito baixa para um potiguar acostumado com 28-30 graus). Voce sente uma energia boa, com todos contando o tempo para a largada. Alias tinha um painel com foto da largada e um relogio grande com a contagem regressiva. Senti que ate Lucia Helena (minha esposa) entrou no clima, principalmente quando viu pessoas mais velhas e mais pesadas pegando os numeros para corrida. Fui comprar os tenis e ela mesma sugeriu comprar um para ela reiniciar as corridas quando voltar para o Brasil. Nao sei se foi o clima da maratona ou se o prazer de comprar proprio do segundo cromossomo X que as mulheres tem. De qualquer forma, estou dando o maior apoio para ela comecar a correr, inclusive ja propus algumas provas para ela no ano que vem. Vamos aguardar.
Eu estava com uma duvida em relacao a que roupa usar durante a prova. O calcao eu tinha certeza: eh o mesmo que usei nos longoes pois tenho certeza que ele protege a parte interna da minha coxa e que nao vou ter problema de assaduras. Mas em relacao aa camisa, estava pensando em uma camisa da selecao brasileira, pois queria que me identificassem como sendo do Brasil e assim poderiam estimular durante a corrida (Go Brasil! Go Brasil!), mas nao comprei a camisa em Natal e no Free Shopping o preco nao estava bom. De qualquer forma, trouxe uma camisa que usualmente corro em Natal. Mas, na verdade, na sacola com o numero e entrada para o jantar de massas veio uma camisa muito legal com a logomarca da maratona e, muito importante, com mangas compridas. Decidi, vou usa-la! Comprei por US$ 7.0 uma jaqueta para ser usada antes da largada e depois descartada. Vou ainda com 3 outras camisas, todas escolhidas no Brasil e que serao jogadas na grama, a partir do momento que for aquecendo.
Apesar de saber que tenho que parar nesses dias, fica dificil de ficar parado aqui em NY. Ontem andamos um bocado e, apesar de ter programado que iria andar so de Taxi, esta bem dificil de achar um vazio. Resultado: a noite estavamos todos cansados e a dor na face lateral do joelho direito voltou a encomodar. Novamente os fantasmas das lesoes antigas dizendo "estou aqui". Tomei um tylenol 8h (distribuido pela propria organizacao da maratona) e hoje estou mais tempo parado (ja estou 1h 11min aqui na internet). Quando subo ou desco escadas, sinto mais. Falando em fantasma e escada, por coincidencia a dor intensificou mais ontem assistindo "O fantasma da Opera" no Majestic Theather, na cena de abertura do segundo ato (apos eu ter descido para ir ao banheiro) onde o Fantasma aparece na escadaria da Opera de Paris durante a festa de fantasia (Maquarede). Xo fantasma!!! Sai desse corpo que nao lhe pertence, que eu vou correr sem dor!
Quem falha em planejar, planeja falhar!! Nao tive tempo de escrever sobre a estrategia de corrida, mas conversei com Erivan na 3a feira e decidimos fazer o seguinte: dividimos a maratona em 3 partes (como eh medida em milhas, usamos essa unidade): 10 + 10 + 6 milhas. As primeiras 10milhas (16km) vou correr mais forte (5'20''/km) depois baixo para 5'25'' e entao para 5'30'', concluindo as outras 10milhas. As ultimas 6milhas serao seguras e mesmo que eu esteja cansado e corra a 6min/km, ainda conseguirei terminar abaixo de 4h. Se eu estiver bem, corro a quanto puder.
Por hoje eh isso (meu tempo esta acabando aqui, e eh em dolar!). Escreverei mais quando puder (acho que so depois da maratona - desejem me boa sorte).

Um comentário:

  1. Caro Josivan:
    Que Deus lhe abençoe neste Domingo. Sinta as vibrações positivas enviadas daqui de Natal, por mim e por muitos que com certeza admiram a sua dedicação. Acho realmente maravilhosa qualquer tentativa de superar nossos próprios limites. É uma luta que travamos solitariamente, enfrentando nossos medos e angústias,que dignifica e enobrece o espírito humano.
    Amanhã, pense em todos aqueles que ao longo da história, emfrentaram- e venceram - os desafios. Lembre-se dos navegadores portugueses, dos astronautas que pisaram na Lua, dos grandes cientistas que iluminaram o mundo com suas descobertas. Sinta-se parte dessa enorme massa viva de esperança e fé no futuro. Vá em frente. Boa sorte.
    Um abraço,
    Arthur

    ResponderExcluir