Siga-me aqui!!

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Troque corrida por saúde.

Conforme planejado, fiz neste fim de semana exames de sangue de rotina, pré-maratona. Eu tenho história familiar de diabetes e nos últimos dois anos o teste de sobrecarga de glicose oral tinha sugerido pré-diabetes. Não tomei nenhum medicamento e decidi que quando estivesse na melhor da minha forma física, como agora, eu iria repetir o exame e se o resultado persistisse alterado, certamente as mudanças de estilo de vida não seriam suficientes e eu iniciaria remédio. Pois bem, os exames prévios tinham sido 151mg/dl e 154mg/dl (valor normal < 140mg/dl). Após perder 3kg e correr quase que diariamente de 8 a 10km, o resultado agora foi 96mg/dl. Ótimo - não preciso tomar medicamentos, desde que mantenha o exercício regular. Você deve pensar então que o exercício tem que ser muito intenso, como no meu caso. Porém, existem trabalhos publicados que mostram que exercícios moderados (70% da capacidade máxima) já são suficientes para prevenção de diabetes, além de melhorar pressão arterial, colesterol, condicionamento cardiovascular e auto estima. Uma perda de peso pequena (7% do peso total) também já é suficiente para trazer todos esses benefícios. Então o que você está esperando?? Prefere tomar medicamentos diariamente? Entenda que não sou contra medicamentos, mas só sou a favor quando não há outra opção não medicamentosa eficaz e factível. Se você já usa algum medicamento, não vá pará-lo e começar exercícios. A seqüência não é essa. Você deve fazer uma avaliação com seu médico, conversar sobre qual exercício é melhor e em que intensidade. Posteriormente ele irá diminuir as doses dos medicamentos e, se possível, suspendê-los. Outra coisa: o exercício é excenlente, mas como todo remédio, tem um efeito passageiro, de modo que se você parar de fazê-lo, irá perder os benefícios em curto prazo. Meu remédio para prevenção do diabetes é exercício e eu vou continuar a "tomá-lo".
Hoje é dia de folga. Amanhã treino na pista, à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário