Siga-me aqui!!

domingo, 22 de outubro de 2006

5'20''/km é diferente de 5'20''/km

No longão de hoje, teste para a maratona, fiz 22km com uma média de 5min20seg/km e aprendi que corrida não obedece às leis da matemática de modo que existem diferentes 5'20''/km (você deve estar pensando: esse negócio de correr 20km/dia muda o pensamento lógico das pessoas e agora ele enlouqueceu de vez!). Explico: hoje o treino começou as 5:15h da manhã e Erivan marcou para nos encontrarmos no início do treino para não correr o risco de nos perdermos, como aconteceu no último longão de 33km. Para minha surpresa, ele convidou outros dois corredores: um rapaz (Narlon) que corria em um ritmo bem mais forte que o meu e uma moça (Ivanete) que faz triatlon e corre no mesmo ritmo que eu. Ótimo, variou mais o treino. Organizou um percurso começando e terminando no mesmo local, indo pela Via Costeira até Ponta Negra e voltando pelo Campus. Apesar de ante-ontem eu ter escrito sobre "Pode passar" (correr no seu ritmo e não no dos outros), começei bem (5'26''/km) mas aumentei o ritmo na Via Costeira, chegando a correr a 5'05''/km, seguindo o ritmo mais forte de Narlon. Eu estava ótimo, e continuei naquele ritmo, mas a partir do km 16 comecei a sentir um pouco e não consegui manter, caindo para 5'25''-5'30''/km. Este ritmo já me garante correr abaixo de 4h, como tenho objetivado, mas me preocupou um pouco e certamente não deverei chegar em 5'05''/km durante maratona, exceto se nos quilômetros finais se eu me sentir bem. No final do treino, concluí com um novo recorde pessoal para os 21km = 1h52min30seg e uma média de 5'20''/km, abaixo do programado que era 5'25''/km. Entretanto, se eu não tivesse forçado no início, mantendo 5'20''/km durante todo o percurso, certamente teria poupado mais glicogênio e chegado mais inteiro no final. Entendem agora que apenas dizer 5'20"/km pode não dizer exatamente o que aconteceu durante o treino? Se eu correr os primeiros 11km a 5'05"/km e depois correr os outros 11km a 5'35''/km, vou ter média de 5'20"/km, mas provavelmente estarei muito cansado (tanto que a média da segunda metade é bem mais baixa). Se, ao contrário, eu mantiver 5'20"/km durante todo o percurso, chegarei mais inteiro, pois não estarei forçando o organismo. Moral da história: quanto menor a amplitude do tempo (diferença entre o km mais rápido e o mais lento), menos você estará expondo seu organismo a situações extremas, menos estará forçando, menos estará saindo da média e maior a chance de concluir o percurso bem. Amanhã é dia de folga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário