Siga-me aqui!!

quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Tapering

Tapering é o termo em inglês para essa fase atual do treinamento para a maratona. É a terceira e última fase e significa diminuir gradativamente. Dura as três semanas antes da maratona. Confesso que é extremamente difícil tirar o pé do acelerador nesse momento. Passei 4 meses com aumentos graduais na quilometragem semanal, chegando a 80km/semana e agora tenho que reduzir bastante ou, de outra forma, meu organismo não estará sucientemente forte no dia da maratona. Correr destrói seu corpo! O repouso entre os treinos fortalece seu corpo! Então, se você apenas correr e não repousar, não irá se fortalecer e, além disso, irá aumentar cada vez mais a chance de desenvolver uma lesão. É bastante citado o medo que os atletas têm de perder nessa fase o condicionamento tão arduamente conseguido nos diversos treinos, longões de fins de semana e competiçoes preparatórias. Entretanto, devemos ter em mente que se um treinamento adequado não foi feito, não são três semanas que irão fazer a diferença. Estudos indicam que se você não se condicionou bem até agora, não adianta tentar recuperar o tempo perdido, pois não haverá tempo suficiente para seu corpo se recuperar até o dia da maratona. É comum também nessa fase aparecerem as dores fantasmas. São dores mais psicogênicas do que realmente orgânicas. No treino de hoje, por exemplo, por volta do 7km eu estava com o joelho direito pouco dolorido. Corri um pouco mais e já esqueci da dor, aparecendo um desconforto na articulação coxo-femoral direita que desapareceu antes dos 10km. Entendi que são dores mais inventadas pelo meu subconsciente inseguro e temeroso com uma potencial lesão que pudesse acontecer nesse período. Porém, nessa fase podem existir também pequenas dores reais, indicativas de que o organismo está consertando microtraumas antigos. Estou consciente (e isso, mentalmente é bom) de que estou no pico do meu condicionamento e que, para a meta atual (correr abaixo de 4h), estou no caminho certo.
É importante perceber que, à medida em que a quilometragem semanal está diminuido propositalmente, se você continuar comendo da mesma forma que estava antes, vai ganhar uns quilos extras que podem dificultar o resultado final. Deve então adequar a alimentação ao treino. Mesmo assim, o peso pode aumentar um pouco, pois seu organismo vai acumular mais glicogênio agora (que irá usar como energia posteriormente) e pode reter mais água juntamente com o glicogênio. Mas a água é boa; não pode é ganhar gordura, logo, diminua sua ingestão, preferindo proteínas (para corrigir possíveis microtraumas musculares) e, obviamente, carbohidratos.
A fase de taper consiste de 3 semanas. Na primeira semana, devemos diminuir a quilometragem em 20%; na 2a semana, correremos em torno de 50% do máximo que já tínhamos corrido por semanaa nos meses anteriores, com um longão de, no máximo, 12 a 16km. A última semana pré-maratona, basicamente iremos descansar, correndo, no máximo 6-7km/dia e com mais dias de repouso. Na véspera da maratona, pode-se fazer um pequeno trote, apenas para aliviar as tensões e permitir dormir melhor nessa noite. Isso é bom, pois haverá uma corrida de 6km que acontece todo ano para os estrangeiros na maratona de NY, começando na sede da Onu e terminando no Central Park. Inicialmente Erivan tinha sugerido que eu não corresse, mas agora já disse que eu poderia correr desde que fosse só trotando.
O treino de hoje foi bem light. Estou me esforçando para não fazer o treino muito forte. Amanhã tentarei correr mais fraco ainda, perto dos 6min/km. O longão será antecipado para sexta feira e o sábado será de folga com um treino leve no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário