Siga-me aqui!!

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Estratégias pré-maratona

Uma vez que é um evento esperado durante tantos meses, é freqüente esquecermos algum detalhe no dia da maratona. O nervosismo é comum. O frio na barriga é inevitável, principalmente se você está em um país estranho, falando uma língua estranha, com pessoas que você nunca viu. Esquecer coisas importantes que você deveria fazer é comum e esperado. Por isso, sugere-se fazer uma lista de coisas que você deve fazer desde a noite anterior até o tiro da largada. A isso se chama estratégias pré-maratona (posteriormente falaremos sobre as estratégias da maratona). Algumas listas são mais simples, colocando apenas coisas extremamente importantes (por exemplo, colocar o número na camisa e o chip no tênis). Outras são mais detalhadas. Um exemplo de estratégias seria: 5h - acordar (lembrar de pedir para a recepção do hotel me acordar, caso eu não consiga acordar com meu relógio), checar o tempo na televisão, para ver como vai ser a temperatura naquele dia; trocar de roupa (deixar tudo pronto na noite anterior, com as roupas separadas e com o número já fixado na camisa); fazer um alongamento leve só para acordar; checar o que estou levando para a largada (tudo que foi preparado no dia anterior); alimentar-se (banana, biscoito, etc); beber água; ir ao banheiro; última checagem para sair do hotel, em direção à biblioteca pública de NY, onde tomarei o ônibus para a largada; pensar positivo; chegar na largada; ir ao banheiro; rever o mapa do percurso; aquecimento leve, aguardando a largada; entrar na fila do banheiro 40 minutos antes da largada (preciso manter a bexiga vazia, ou vou ter que perder alguns preciosos minutos durante a maratona para ir ao banheiro); relaxar, aproveitar o ambiente, conversar com outro corredores, aguardando passar o tempo; rezar, meditar, visualizar a corrida (eu treinei! eu posso! eu vou conseguir!). LARGADA.
O treino hoje foi bom. Estou diminuindo cada vez mais. Hoje fiz só 8km a 5'51''/km. Amanhã é o último longão (16km, para 5'50-6'00/km). Faltam 10dias - contagem regressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário