Siga-me aqui!!

sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Ajuste de atitude

Na véspera de fazer vestibular para medicina, meu irmão, preocupado com minha reação quanto à possibilidade de um resultado insatisfatório, me perguntou se eu estava preparado também para não passar. Eu respondi que sim, mas na verdade tinha estudado o ano inteiro e não esperava outro resultado diferente da aprovação. Tudo correu bem e eu passei em 6o lugar. Agora, tenho um pensamento fixo na mente: correr a maratona abaixo de 4 horas. Hoje, durante o treino, lembrei-me daquele episódio de preparação para o vestibular e me perguntei: estou preparado para correr acima de 4 horas? Vou me frustar se não atingir essa meta? Vou deixar estragar a festa que é correr a maior maratona de todas? Decididamente concluí que preciso ajustar minhas atitudes sobre esse tema. Afinal, corro porque adoro correr; porque a endorfina liberada em um treino curto ou em um longão me dá prazer; não corro por dinheiro; não corro por obrigação; não tenho patrocinadores para prestar conta com resultados; tenho apenas minhas expectativas e se não conseguir alcançá-las agora, conseguirei na próxima maratona. Sei que fiz meu melhor, não me enganei, não pulei nenhum treino, não menti para meu técnico apenas para deixá-lo feliz quanto à obediência ao treinamento. Fiz tudo me divertindo, tanto que os quatro últimos meses passaram tão rápido que mal acredito que a maratona já é na próxima semana. Sei que posso manter um ritmo médio de 5min25 segundos por km e que esse ritmo é suficiente para concluir a maratona em 3horas e 48minutos. Mas sei também que a maratona é em Nova York e não em Natal. O clima é totalmente diferente, com temperatura de 14 graus (na melhor das hipóteses) e isso pode comprometer de alguma forma minha performance. Com tudo isso em mente, decidi que se eu conseguir correr abaixo das 4 horas, ótimo: I did it. Cruzarei a linha de chegada no Central Park em uma explosão de alegria, com um sentimento de ter alcançado a meta traçada. De outra forma, se não for o dia e eu correr acima de 4 horas, tudo bem, não vou deixar que isso abale a festa que é participar da maratona. De qualquer forma, independente do resultado, já me considerarei um vencedor pelo simples fato de ter tomado a decisão de participar e pelo fato de ter treinado com tanta disciplina para o evento. Enfim, seu eu conseguir ou não, enviem-me e-mails de congratulações (josivan@usa.net).
O treino hoje era programado para ser um longão, mas estava sentindo um pouco o joelho direito e preferi fazer 10km a 5'25''/km. Bom treino, o joelho reclamou um pouco, mas tudo dentro do esperado. Nada que comprometa a maratona, mas decidi que não haverá mais longão, pois não dá tempo de recuperar até o domingo dia 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário