Siga-me aqui!!

sábado, 28 de outubro de 2006

O paradoxo da última semana

Por incrível que pareça, essa última semana de treino pré-maratona parece ser a mais difícil. Mas não pela quantidade de quilômetros a serem percorridas, mas exatamente pelo inverso: a falta dos quilômetros a percorrer. Como nessa semana tenho que me poupar para que meu organismo esteja mais forte no dia da maratona, esse é exatamente o problema: quebrar o ritmo que vinha crescente. Com os aumentos semanais dos longões, partindo de 2h de treino (aproximadamente 20km) até 3h15min (33km), o corpo foi fortalecendo e se adaptando ao estresse da corrida longa. Já agora, sinto falta dessa quilometragrem extra. Amanhã é domingo e era exatamente no domingo que eu corria mais; entretanto, terei que me segurar e vou correr só 12km. É um paradoxo: quando estou melhor preparado, tenho que correr menos. Mas tudo bem, posso ficar alguns dias com menos endorfina que o usual. A partir da 2a feira, devo cortar para quase a metade minha alimentação, durante 3 dias. Isso tem a finalidade de diminuir minha reserva de glicogênio e deixar meu corpo mais ávido pelo mesmo. A partir da 5a feira então é só festa: quanto mais carbohidratos, melhor. Vamos encher novamente o estoque de glicogênio que se esgotará no domingo, durante a maratona. O Carmines (restaurante italiano tradicional na 44th street, próximo da Times Square) que me aguarde!!
Hoje fiz treino de cross traning como usual (velejar). Estava decidido que se o vento estivesse muito forte como nos últimos sábados, eu não iria treinar, mas estava agradável e velejei durante 1,5 horas, juntamente com Gilberto e Geraldo. Amanhã, como disse, 12km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário