Siga-me aqui!!

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Quem tem mais tempo é quem tem menos tempo!

Se ontem eu fui convincente quando escrevi sobre confiar em si mesmo, estabelecer metas e buscá-las, você já deve estar pensando em começar a correr. Mas tem um problema: você não tem tempo suficiente para tal, não é? É interessante notar que no consultório, de frente a frente com o paciente, geralmente ele diz que não faz exercício porque não tem tempo. Mas no meu site (www.pagina.de/josivan) quando pergunto o motivo de não fazerem exercícios, disparado ganha "preguiça" como causa principal. Ao vivo, fica difícil assumir que tem preguiça para iniciar exercícios. Daí a importância de se escolher uma atividade física que lhe seja prazerosa e que no dia que você não fizer, sinta falta e não alívio. Você já notou que quem tem mais tempo é quem tem menos tempo e aqueles que são extremamente ocupados são os que fazem mais coisas durante o dia, inclusive exercícios. É como se você, pelo fato de ter mais tempo, se acomodasse e não se programasse para seguir uma rotina diária que aproveitasse o máximo seu dia. Os que têm muito tempo, teminam dorminando mais e deixando para última hora as tarefas programadas, o que, obviamente, não dá tempo de seguir. Ou seja, paradoxalmente, muito tempo significa pouco tempo bem aproveitado e pouco tempo obriga melhor aproveitamento do pouco tempo. O melhor horário para fazer exercícios é pela manhã, pois se você não fizer nesse horário, ainda poderá fazer durante o dia. Já sei que você está pensando que precisa trabalhar cedo e não dá para fazer exercício nesse horário. Então eu lhe digo: acorde mais cedo. Você pensa: mas se eu acordar mais cedo ficarei com sono durante o dia. Fácil de corrigir isso: durma uma hora mais cedo à noite e acorde uma hora mais cedo de manhã. Dessa forma você mantém o mesmo número de horas dorminadas e ganha uma hora de manhã; tudo que você precisa. Eu usualmente dormia a meia noite e acordava as 6h. Hoje antecipo uma hora e durmo as 23h e acordo as 5h, tendo então duas horas para o início do trabalho às 7 horas. Não invente desculpas, invente soluções! Não se engane! Ou você começa agora ou vai esperar para quando se aposentar e então você terá tempo, mas não terá disposição para tal.
Hoje treinei as 5h, 10km para 55minutos. À tarde, o consultório foi difícil devido a um problema no computador que me obrigou a atender nas fichinhas de papel, fazendo que eu perdesse bastante tempo e terminando apenas as 18h. Fui então tentar consertar o computador e só cheguei na pista de atletismo às 19h. Fiz 4 tiros de 2km (era para fazer 5 tiros, mas devido ao tempo, precisei sair mais cedo para ir pegar minha filha no ballet). Fiquei praticamente sozinho na pista, pois todos foram embora mais cedo. Não resisti e tentei corrigir um corredor que pulava ao invês de correr. Esse até aceitou bem e até agradeceu, mas logo em seguida parou e foi embora. O técnico é extremamente importante pois ele consegue ver de fora o que não vimos treinando. Amanhã pensei em fazer 10km regenerativo, mas Erivan já disse para folgar pois hoje corri mais de 20km nos dois treinos e realmente preciso descansar para minimizar a possibilidade de lesões. Gostei pois posso dormir mais tarde hoje, já que tenho muita coisa para fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário