Siga-me aqui!!

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Personal best

Personal best é o melhor tempo pessoal em determinada distância. Hoje corri 12km em 58 min 33 segundos e esse é o meu melhor tempo para os 12km. Gosto da corrida de rua exatamente pelo potencial de sempre melhorar, vencer limites, meus limites. A competição é sempre você contra você mesmo, a busca de sempre melhorar. Se você treina isso na corrida e aplica na vida, existe uma chance enorme de ser um vencedor. Quando me refiro a ser vencedor, refiro-me no sentido mais puro da palavra: ser uma pessoa feliz consigo mesma, ter amor próprio, elevada auto-estima, se satisfazer com o que tem e ter o que lhe satisfaz. Na corrida e na vida é extremamente importante fazer sempre o seu melhor. Tem aquela estória do empregado que chega para o chefe com o relatório e, no outro dia, o chefe pergunta se aquilo é o melhor que o empregado pode fazer. Ele leva o relatório para casa, melhora tudo, devolve no outro dia para o chefe e aguarda. No outro dia, o chefe vem com a mesma pergunta, "isso é o melhor que você pode fazer?". Ele volta para casa preocupado com o que pode melhorar, passa a noite pesquisando, melhorando tudo, reescrevendo e no outro dia, após uma noite sem dormir, entrega novamente ao chefe. Vinte e quatro horas depois, o chefe pergunta novamente: "É o melhor que você pode fazer?". O empregado, exausto, certo de que fez o melhor que podia, diz: "Sim, esse é o meu melhor, não tenho como melhorar mais". O chefe então diz: "Então agora eu vou ler". Se o empregado tivesse como hábito fazer sempre o melhor, ele já o teria feito na primeira vez e teria poupado muito tempo. Não confunda fazer o seu melhor com fazer o melhor dentre todos. Eu acho fundamental fazer o meu melhor, mas tenho consciência de que existem pessoas brilhantes e melhores que eu em vários aspectos e que podem fazer melhor que mim, mas tenho a consciência limpa que fiz meu melhor. Mas o conceito de "meu melhor" é extremamente mutável e o que é meu melhor hoje, pode não o ser amanhã. Enfim, faça sempre o seu melhor pois você não se arrependerá nunca pois, naquele momento, não tinha como melhorar. Voltando para a corrida, meus melhores tempos/distância são: 5km - 22min 30seg; 10km - 47min 05seg; meia maratona (21km) = 2h04min (no treino - nunca corri uma meia maratona); maratona (42km) - 5h03min (minha única maratona - naquele momento era o melhor que eu podia fazer pois não estava treinado para tal, mas hoje, acho o tempo ruim e certamente melhorarei em NY). Faça seu melhor!!!
Hoje o treino foi tempo run. Ia correr 10k, mas como vou viajar amanha e não poderei nem velejar (talvez possa nadar na piscina do hotel), decidi aumentar para 12km. Inicialmente pensei em 5min/km, o que faria 1h, mas terminei forçando um pouco mais e conclui com 4min52seg/km. Bom treino, certamente o meu melhor para a distãncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário