Siga-me aqui!!

domingo, 1 de outubro de 2006

Mantenha o foco

Hoje, apesar de dia de eleições, o domingo foi bem típico: poucos carros na rua, poucas pessoas, algumas ainda voltando de festas, vendo o sol nascer. Dia de longão: 3h, aproximadamete 30km planejados. Decidi não fazer um percurso repetitivo, preferindo ir até Ponta Negra e voltar. Nos outros longões, tive dor de cabeça à tarde e decidi que nesse iria usar o repositor Power Gel com 1h e 2h e não mais apenas com 2h como fiz na semana passada. Durate percursos muito grandes, perdemos água e eletrólitos no suor e se a reposição é feita apenas com água, pode haver uma hiponatremia diluicional (baixa no sódio sangüíneo), podendo trazer sintomas posteriormente. Até agora, tudo bem, sem dor de cabeça.
Decidi hoje que não usaria mais o Ipod durante percursos longos. A música, apesar de muito agradável e que me estimula a correr cada dia, nessa fase pode atrapalhar a concentração necessária para atingir os objetivos específicos do treino. Assim como na vida, manter o foco é fundamental durante a corrida. Vamos pensar. Muitas pessoas vivem como se estivessem perdidas no tempo e espaço, numa escuridão total. Apanham da vida, sentem a pancada, mas nem sabem aonde foi. A ficha não cai. E o pior, cometem o mesmo erro posteriormente. Lamentam-se e se resignam. Não vão atrás dos seus desejos e metas. Não mantêm o foco. Hoje decidi que não iria usar o Ipod em treinos longos e nem durante a maratona para me ajudar a manter o foco no objetivo. Preciso correr a 5 minutos e 41 segundos por cada km durante a maratona, para que fique abaixo das 4 horas. Se eu não me mantiver concentrado nessa meta, não conseguirei. Um agravante: a distância nos Estados Unidos é medida em milhas (aproximadamente 1,61km), de modo que terei mais essa preocupação: transformar a velocidade de minutos/milha para minutos/km. Se eu estiver escutando música, corro o risco de sair do foco e não chegar em minha meta. Na vida temos que traçar metas, identificar potenciais problemas, minimizar os erros, eliminar os consumidores de tempo e manter o foco. Consumidores de tempo (time consumers) são situações que não nos levam a lugar nenhum e que nos consomem um enorme tempo. Certamente você já se deparou com tais situações. Temos a sensação de ter trabalhado muito tempo e que no final continuamos no mesmo ponto que estávamos a horas atrás. Alguns problemas que cruzamos no dia a dia são exatamente isso e nós devemos deixá-los de lado e nos preocuparmos com o que realmente vale a pena preocupar. Alias, freqüentemente me deparo com pacientes ansiosos e preocupados com algum problema. Geralmente gosto de falar: se o problema tem solução, por que se preocupar? Ele tem uma solução! Ao contrário, se o problema não tem solução, por que se preocupar? Ele não tem solução! Um exemplo clássico de fugir do foco acontece freqüentemente com alunos que desejam muito fazer mestrado ou doutorado quando terminam a especialização. Ora, mestrado e doutorado são bastante úteis para quem quer seguir uma carreira acadêmica, mas não irá ser de muita serventia para o médico que irá trabalhar no consultório, ou seja, nesse caso não valeria a pena ficar 3 a 4 anos fazendo o doutorado. Mantenha o foco!!
Comecei o treino hoje meio preocupado pois lesionei o dedão (hálux) esquerdo quando fui cortar a unha e temia ter que abortar o longão de hoje por esse motivo. Mas tudo correu bem e conclui 31km em 3h2minutos. Foi a maior distância que corri nessa preparação atual para a maratona de NY, e com uma ótima média de 5min52seg/km e 75% da freqüência cardiaca máxima. Foi também melhor tempo na distância equivalente à meia maratona (21,09km): 2h04min. Amanhã é dia de folga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário