Siga-me aqui!!

terça-feira, 17 de outubro de 2006

História da Maratona de New York

Apesar de não ser tão antiga, como a maratona de Boston (mais de 100 anos), a maratona de NY é a mais famosa prova do mundo e é o sonho de todo corredor de rua. A primeira maratona aconteceu em 1970 e apenas 127 corredores pagaram 1 dólar de inscrição para correr o percurso que era totalmente diferente do que é hoje: era apenas dando voltas ao redor do Central Park. O campeão foi o americano Gary Muhrcke com 2h33min38. Apenas seis anos depois foi que o percurso foi modificado, passando pelas ruas de Nova York entre Staten Island, Brooklyn, Queens, Bronx, e Manhattan, com chegada no Central Park. O número de participantes também aumentou consideravelmente, de modo que hoje é necessário um sorteio para determinar quem pode correr. Isso porque, como se passa por 5 pontes, há o limite da largura de cada ponte. Esse limite é de nada mais que 37000 corredores! Porém, até 85000 se inscrevem para correr. O sorteio é feito pela loteria federal, porém se você tentar 3 anos e não conseguir, terá sua vaga garantida ou se correr mais de 15 maratonas de NY, ou se tiver tempo muito bom ou ainda se cancelar sua vaga desse ano, deixando-a para o ano seguinte. A outra opção ainda é pagar pela sua vaga: algumas agências em cada país têm vagas para serem vendidas juntamente com pacotes de passagem e hospedagem. Esse ano eu estava em dúvida se correria ou não e decidi me inscrever para o sorteio e deixar que a sorte definisse se eu deveria correr ou não. Como sorte, por definição, é o encontro do preparo com a oportunidade, decide me preparar e esperar a oportudidade. E ela veio em um e-mail certa noite. Abri com todo cuidade e a primeira palavra era congratulations, tive então certeza que a vaga estava garantida e o resto era comigo. Realmente era para eu correr, pois acessando a página da maratona, vi que apenas 1 em cada 4 brasileiros que se inscreveram (25%) foi sorteado, e eu era um deles. Mas voltando à maratona: é uma festa onde várias pessoas aproveitam para realizar seus sonhos. Imaginem que já teve até casamento na largada da maratona, com os noivos correndo em seguida. Adivinha quem chegou na frente: a noiva. No último ano, Paul Tergat foi o campeão por questão de segundos. A mais lenta maratona foi corrida em 29horas, acreditam? Um corredor passou mal, foi levado para o hospital e depois retornou para completar o percurso, terminando em 29 horas. Vê que o espírito é esse: concluir, custe o que custar. Aliás, tenho insistido muito para tentar passar para vocês esse espírito da maratona. Só quem se propõe a corrê-la é que entende o que estou dizendo. Ontem, por exemplo, um colega chegou para mim e no meio da inevitável conversa sobre a maratona que se aproxima ele perguntou se eu ia para Nova York "só para correr". Ora, eu não vou "só para correr" eu vou correr a maratona. Isso por si só, já seria motivo suficiente, mas não é "só" isso, eu vou correr a maratona de Nova York, a maior maratona do mundo, onde correm quase 40000 pessoas de 120 países, sendo assistida ao vivo por cerca de dois milhões de expectadores, sem contar com a mutidão que assiste pela televisão. Então eu não vou a Nova York "só correr", isso é uma festa, isso vai me seguir a vida toda. Como diz a música dos Beatles "when I get older, losing my hear, many years from now..." (quando eu tiver velho, perdendo meus cabelos, daqui a muitos anos...") eu vou mostrar minha medalha para meus netos e contar toda essa história. Então eu não vou "só correr", eu vou viver intensamente um momento da minha vida. Bem, já chega, estou ficando muito emotivo com essa história.
O treino hoje foi legal: 5 tiros de 800 m, com descanso ativo (correndo) de 400 m. Erivan está ficando mais bonzinho à medida que se aproxima o grande dia, de modo que os tiros de 2000 e 1000m agora diminuíram para 800m. O melhor que gostei foi o fato de ainda ter longão essa semana. Ele me deixou a opção de fazer um teste, com o tempo que vou correr a maratona (5'25''/km), correndo 15km ou 21km. Obviamente que escolhi 21km: muito mais endorfina e tenho que aproveitar pois não terei essa chance quando estiver mais próximo da maratona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário