Siga-me aqui!!

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Comprometimento ou participação?

O treino de hoje foi bastante light: 2km de aquecimento, alongamento e mais 6km regenerativos a 6min/km. Isso porque o longão de domingo (33km) foi praticamente todo feito no asfalto e ontem e hoje eu senti um pouco os músculos gastrocnêmios (panturrilha) à direita. Iria correr amanhã de manhã, mas dor é um sinal do corpo gritando que precisa de um descanso e como viajo amanhã para uma aula em Buenos Aires, não vou correr. Mas vou levar os tênis pois se tiver um tempinho na 5a feira, corro pelo menos 8km na capital da Argentina.
Ao chegar na pista hoje e perguntar por um colega que eu achava que estava treinando regularmente, soube que nesse mês ele não treinou ainda. Fiquei meio chateado e lembrei-me daquela diferença entre comprometimento e participação: para se fazer um bife à milanesa, a galinha apenas participa, dando o ovo, mas o boi está realmente comprometido com o projeto. Na vida é assim, muitas vezes estamos apenas participando de um projeto e esperamos receber os louros que só são merecidos por quem está comprometido. O meu colega apenas participou de alguns treinos, mas não teve comprometimento suficiente com ele e, principalmente, com sua saúde (há algum tempo que ele está obeso e a corrida seria um projeto que lhe ajudaria a perder e manter o peso). E você, como se comporta no trabalho, na empresa, na família, na igreja? Você realmente se dedica e se compromete com os projetos e planos que traça ou apenas participa e se escora, esperando que os outros façam seu trabalho (e bem feito!)? Pense com sinceridade, sem querer enganar a si mesmo: por que aquela promoção que você gostaria de ter ou aquele aumento salarial que você reclama todos os dias nunca chegam? Será somente por injustiça ou por falta de comprometimento? E a falta de sorte que você diz ter, pois nada dá certo, nada anda como você quer em sua vida, será que é só falta de sorte ou será falta de comprometimento? Sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. Esta não depende muito de você, ela chegará a qualquer momento, mas se você não teve comprometimento suficiente, se você não se preparou em direção às suas metas, aos seus sonhos, aos seus planos, a oportunidade será agarrada por outra pessoa. Lembre-se: nenhuma oportunidade será perdida; se não for você, será outro que a aproveitará. Será que eu terei muita sorte e conseguirei correr a maratona de NY abaixo de 4horas ou será que eu estou comprometido suficientemente com tal projeto, no qual só tenho a ganhar: ganho saúde, preparo físico, controle emocional, novos amigos, baixo colesterol, glicose e pressão, etc. Comprometimento é uma palavra chave para o sucesso. Como eu digo para meus filhos: se não for para fazer bem feito, não faça pois terá que fazer de novo depois. Comprometa-se com os projetos que decidir agarrar na vida, sejam eles recreacionais (como minha maratona), familiares (é um dos segredos para se manter um casamento) ou profissionais (e o aumento e a promoção chegarão com o reconhecimento de seu trabalho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário