Siga-me aqui!!

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Treino mental

Além do treino diário, com as corridas e os vários tipos de treino, o treino mental é tão importante quanto o treino corporal. Não adianta muito se você está muito bem preparado, mas está totalmente pessimista quanto a possibilidade de melhora do seu tempo e da sua capacidade de cumprir uma meta estabelecida previamente. Nós usualmente subestimamos o poder de nossa menta. É mais ou menos como aquela frase que diz " não sabendo que aquilo era impossível, ele foi lá e fez". Geralmente me deparo com os estudantes de medicina que vão fazer concursos para residência ou outros concursos médicos e chegam temerosos com o número de vagas: "Ah! Só tem 5 vagas! É muito difícil". Se nem ele mesmo acredita no potencial dele, como quer convencer os examinadores em acreditar? Geralmente quando eu ia fazer um concurso, entrava sempre pensando em ganhar a vaga. O pensamento era: são 5 vagas, mas na verdade, apenas 4 estão disponíveis, pois a 5a é minha. Foi assim que fui fazer um concurso que tinha nada menos que 13mil candidatos e apenas o primeiro candidato ficaria trabalhando aqui em Natal. Estudei pensando nessa vaga, pois ainda era estudante de medicina e sair de Natal naquele momento era incompatível com o curso médico. Fiz o concurso, mas algo saiu errado e ao invês do primeiro lugar que eu houvera planejado, fiquei em 5o lugar. Por enquanto que todos me parabenizavam, eu estava triste com o resultado. Mas no final, tudo dá certo e se ainda não deu certo, é porque ainda não está no final. Quando chamaram os candidatos para assumir os cargos, viram que estavam precisando de 10 candidatos e não apenas de 1, logo, fiquei em Natal e consegui concluir o curso médico. Mas ninguém é otimista simplesmente. Nós somos treinados para tal. A esse treinamento é que chamo de "treino mental". Na maratona, como na vida, ele também é fundamental. Durante meus treinos, sempre me imagino cruzando a linha de chegada no meu tempo meta, que no momento é abaixo de 4 horas. Já imaginei a chegada com vários tempos, desde 3h59min até 3h30min. Tenho um colega que diz que vai correr a maratona para 4h30min., apesar de sabermos que ele tem potencial para correr em 4 horas, é difícil para ele assumir tal responsabilidade, pois ele ainda não está treinado mentalmente para tal. Custumo dizer que o problema não é você sonhar alto e não conseguir, o problema é você sonhar baixo e conseguir. Explico melhor, se você sonha 10 e consegue 9, ótimo! Mas se você sonha 7 porque teme não conseguir 9, e consegue 7, você se acomoda porque já atingiu sua meta. Ou seja, é melhor sonhar alto e conseguir quase aquilo, do que sonhar baixo e conseguir exatamente aquilo. Os sonhos devem ser ambiciosos, mas dentro de uma realidade alcançável. Eu até gostaria de sonhar ganhando de Paul Tergat a maratona de NY, mas apesar do sonho ser extremamente prazeroso para mim, é irreal e inalcançável, pelo menos nessa minha vida. Eu precisaria nascer de novo, geneticamente programado para correr, como ele o é. Mas esse não é meu sonho e não me frustro com isso. Durante a maratona, ao invês de pensar não vou conseguir, penso "estou quase lá"; no lugar de "ai que dor", penso "a dor é passageira, o orgulho é para sempre"; preferível "vou conseguir, custe o que custar" a "eu nunca conseguirei". Notou que seu maior adversário é você mesmo? Entretanto esse treinamento mental deve ser embasado em um bom treinamento físico. Seria impraticável pensar em correr a maratona do ano passado em San Diego abaixo de 4horas, como vou fazê-lo agora, sem treinar. A auto-confiança é embasada em um treino bem feito. Você não consegue enganar sua mente. É impossível estar confiante se não existiu um treino de base, apesar do inverso ser possível e não raro: não ter auto-confiança, apesar de estar bem treinado. Confie em você mesmo, maratonas não são feitas para super homens. Dos 37000 participantes da maratona de NY neste ano, não mais que 200 são atletas de elite, os demais são pessoas comuns como eu, que treinam em horários alternativos, com finalidade de se manter saudável e não de ganhar corridas e viver disso. Nós somos pessoas normais e nós podemos temos capacidades não utilizadas nem imaginadas por muitos. É assim na maratona! Sempre foi e será assim na vida.
O treino hoje foi leve e regenerativo. Fiquei meio dolorido e por um momento até me arrependi de ter corrido forte ontem à noite e novamente hoje de manhã, com menos de 12 horas de intervalo. Amanhã vou deixar minha filha no colégio as 4:30h para um passeio que durará o dia inteiro. Vou correr fartlek 2:3 de lá mesmo, deixando que minha esposa traga o carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário