Siga-me aqui!!

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Não aguento mais um dia... sem correr!

Confesso que está ficando cada vez mais difícil ficar um dia sem correr. O ministério do esporte adverte: correr pode viciar. Ontem foi dia de folga devido ao longão. Passei o dia de mau humor, sem um motivo aparente. Quando falei para minha esposa, Lúcia Helena, que estava mau humorado, rapidamente ela perguntou "-Você correu hoje?". Foi então que percebi que a falta de endorfina era a causa do meu mau humor. Hoje, ia correr de manhã e agora à noite, mas estou preparando uma aula e fui dormir ontem quase 1h da manhã e, apesar de acordar as 5h, decidi não correr, deixando o treino só para a noite. Parece que eu estava adivinhando, pois Erivan hoje fez um treino bem puxado: 10 tiros de 1km, com 200m de trote de descanso ativo, com ritmo abaixo de 5min/km. No total, foram 12km em 60minutos. Eu gostei, quanto mais puxado o treino, melhor. Quando não canso, parece que não treinei. É como quando eu usava aparelho nos dentes; no dia em que Ângela apertava o aparelho e eu não saia com os dentes doendo, parecia que o aparelho não estava funcionando. Da mesma forma, se eu não cansar, não foi treino. Hoje tive uma surpresa no treino pois encontrei PJ, um amigo antigo, que eu realmente insistia que ele voltasse a treinar. Sugeri que ele estabelecesse uma meta para o próximo ano, uma meia maratona ou, quiçá, uma maratona. Só assim ele vai se manter treinando e perdendo peso, que é o que ele precisa no momento. Espero que ele aceite a sugestão. Digo sempre que viver é ter objetivos e ser feliz é atingir esses objetivos. É importante que tais objetivos sejam alcançáveis, pelo menos a médio prazo. Observando pacientes com depressão, sempre consigo identificar que esses são pessoas que não têm metas na vida e, por isso, entram em depressão. Eu estou muito empolgado para a maratona, pois estabeleci a meta de corrê-la abaixo de 4horas. Conversando hoje com Erivan, ele acha que posso correr abaixo de 3h50min. Ótimo! Eu também acho e já estabeleci a meta para o próximo ano: abaixo de 3h30min. Como diriam os americanos: keep going! A partir de amanhã, nova percurso com, no mínimo 10km/dia. São as orientações de Erivan, pois ele quer que eu aumente a quilometragem semanal para próximo de 100km. Na semana passada, corri 66km, ou seja, ainda estou longe. Essa semana, acho que chegarei nos 70km. Acho improvável chegar nos 100. Fica então para o próximo ano, com a meta das 3h30minutos.

Um comentário:

  1. Olá, Dr. Josivan!

    Já venho lendo seu blog há algum tempo - desde um e-mail sobre as reuniões de 2a. feira do CEN que na sua assinatura tinha o endereço do blog.

    A idéia deste blog foi genial e para nós, estudantes de Medicina, é muito interessante vivenciar a maneira de pensar e encarar os desafios de uma pessoa tão bem sucedida em tudo q faz.

    O trecho deste post q mais gostei e q "espalharei" (rsss) é: "Viver é ter objetivos e ser feliz é atingir esses objetivos!". Mais uma sua q entrou no meu hall. Uma outra q gosto de dizer sempre é: "A gente gosta daquilo q a gente estuda!"

    Um abraço grande e boa competição ("boa sorte" é só pra quem não treinou e quer fazer abaixo de 2h!) lá em NYC.

    ResponderExcluir