Siga-me aqui!!

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Grande longão

O dia ontem começou meio desorganizado. Descobri que a bateria do Ipod estava acabando e que não daria fazer todo o percurso ouvindo música, como de costume. Desci e vi que estava começando a chover. Decidi então não levar o Ipod. Quando estava já no km 5, lembrei que tinha deixado os R$ 2,0 da água na bolsinha do Ipod e seria impossível fazer um longão de quase 28km sem beber água. Resolvi então voltar para casa para pegar o dinheiro. A partir daí, tudo correu bem. Estranhei que em pleno domingo e em um dia nublado houvesse tantos carros na rua já a partir das 6 horas da manhã. À medida que fui passando por várias escolas e, principalmente, na Cefet e no campus universitário lembrei e entendi que era o dia do concurso da prefeitura, no qual havia mais de 100 mil candidatos escritos. Para mim, nenhum problema, exceto pela quantidade de carros maior que o usual nas ruas, o que me obrigou a mudar um pouco o percurso para ruas menos movimentadas. Usei pela primeira vez, por sugestão de Erivan, o repositor power gel . Estava um pouco temeroso pois quando usei na maratona de San Diego no ano passado, achei o sabor muito forte. O problema é que eu tinha usado sem água, o que não aconteceria mais agora. Nunca devemos tentar nada de novo no dia da maratona, somente o que já tentamos no treino, mas no ano passado eu era novato e fiz um bocado de coisa errada e nem tinha nem treinado para tal percurso. Esse ano acredito que vai ser bem difetente e que melhorei muito minha preparação a ponto de querer baixar mais de uma hora o tempo total (no ano passado corri em 5h e agora vou tentar abaixo de 4h). A hidratação é fundamental durante um percurso tão longo. Alguns sugerem que você deve beber água ou repositor isotônico a cada 30-40minutos. Se você tiver sede em algum momento, significa que esperou demais para beber água. Quando terminar o treino e chegar em casa, observe a cor da urina. Por mecanismo de defesa, o rim diminui a excreção de água na urina caso você tenha ingerido pouco líquido, de modo que se a urina estiver amarelada, certamente você precisaria de mais líquido. Entretanto, lembre-se que se você ingerir apenas água, poderá evoluir com hiponatremia (pouco sódio no sangue), pois o suor perde eletrólitos também. O isotônico minimiza esse risco (apesar de não abolir). Durante a maratona, geralmente na largada, há pessoas da organização distribuindo saquinhos pequenos com sal que você deverá usar lá pelo km 15-20 exatamente para evitar a hiponatremia. Hoje estou de folga e apesar de ter vontade de correr à noite, não vou fazê-lo. Na semana passada li sobre um maratonista que ganhou uma maratona e no ano seguinte ele só pode treinar 4x/semana devido a problema de saúde da esposa e, com isso, ele ganhou novamente com um tempo melhor do que o do ano anterior. Ou seja, o repouso faz parte do treinamento. Talvez amanhã de manhã faça um treino fraco, deixando para correr forte à noite.

Um comentário:

  1. Querido médico e velejador: ao ler seus relatos só aprendo um pouquinho mais. Tenho uns amigos e o marido da minha prima que fez um percurso que estou pretendendo fazer a pé com ele (e outros). É Natal-Praia de Tabatinga e seu exemplo é uma boa. Gostei das dicas sobre hidratação. Muito bom.

    ResponderExcluir