Siga-me aqui!!

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Treino Fartlek

O termo fartlek é do sueco e significa brincar de correr. Esse método tão difundido no mundo todo foi criado pelo sueco Gösta Olander e consiste em intercalar um período de corrida leve e descontraída com um período de corrida rápida, instantânea. É interessante que durante o treino, os batimentos cardíacos passam de valores baixos parar valores muito elevados, de acordo com o ritmo que se impõe, conforme vocês podem ver abaixo (dados meus, retirados de um dos meus treinos de fartlek).


Observe (em vermelho) que a freqüência sai de 140 para 165bpm rapidamente à medida em que o ritmo (em azul) aumenta. Essa variação na freqüência e ritmo é adequada para se melhorar a performance.
No treino de hoje, fiz 8km novamente, com 1km de aquecimento e 1km de desaquecimento e 30 minutos de fartlek com 1minuto rápido e 2 lento. Como disse ontem, o sol nascendo mais cedo me permitiu começar o treino mais cedo também e chegar em casa mais cedo para não me atrasar no consultório. Amanhã treino de tempo run.

Nenhum comentário:

Postar um comentário