Siga-me aqui!!

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Ajudar é difícil.

Como todo médico deveria ser, tenho um desejo as vezes incontrolável de ajudar ou tentar ajudar as pessoas. Isso também acontece durante minhas corridas. Algumas vezes tal ajuda é bem vinda, outras vezes, percebo um ar de aborrecimento nos corredores. Explico melhor. Durante minhas corridas inevitavelmente fico observando tudo ao redor, desde o ambiente, os animais (freqüentemente gatos e cachorros) e as pessoas (andarilhos e corredores). A esses últimos é que me refiro. Na prática, observo os vários vícios deles e, as vezes, não me controlo, chego junto e faço algum comentário do tipo "tente não pular enquanto você corre" ou "relaxe os ombros", ou ainda "mexa menos os braços". Durante a última corrida da independência, por volta do oitavo km chamava minha atenção a pisada forte de um rapaz que ía um pouco na minha frente juntamente com outro corredor. Cheguei perto e falei: "Você está pisando muito forte. Perceba que não escutamos minha pisada e nem a do seu colega, apenas a sua". Ele olhou para mim e com um olhar de "se preocupe com sua corrida", não falou nada. Para tentar amenizar e demonstrar uma preocupação com a saúde dele, tentei consertar em vão dizendo "se você continuar correndo assim provavelmente terá problemas nos joelhos no futuro". O amigo sorriu, o corredor de pisada de ferro continuou correndo da mesma forma e eu apressei o passo para sair da companhia deles. Na chegada, eu pensei em pedir desculpas, mas ele afastou-se ao me ver. Em outro episódio, consegui me controlar em um treino no Parque das Dunas diante de uma mulher que corria balançando a cabeça como se fosse uma lagartixa e que, como conseqüência, tinha seus longos cabelos balançando em uma amplitude látero-lateral maior do que o esperado; lembrei-me que aquela cena seria fantástica se fosse um comercial de xampu, mas não em uma corrida. Venci, consegui me controlar e passei direto da corredora lagartixa. Até parece que sou um corredor experiente e que poderia corrigir erros (vícios) de corrida. Tento ler e perceber erros freqüente, mas eu mesmo tenho vícios: um deles era mexer menos o braço direito que o esquerdo; erro percebido por Erivan e logo diagnosticado por mim a causa: geralmente corro com um iPod na mão direita. Desde esse dia, continuo com o iPod, mas tento mudá-lo de uma mão para a outra a cada km e sempre presto atenção em ter o balanço correto dos membros superiores. Um erro percebido também por Erivan recentemente é que geralmente quando estou correndo mais rápido, levanto a cabeça mais que deveria, talvez para tentar horizontalizar mais a traquéia e conseguir inspirar mais ar. Esse tenho tentado corrigir, mas sempre me pego cometendo-o.
O treino de hoje foi muito bom. Apesar de Erivan ter dito para fazer 5'30'' por km para não arriscar a ter uma lesão a essa altura do campeonato, preferi não controlar o ritmo, mas sim a freqüência cardíaca e o correr no limite do bem estar. Resultado: corri para 5'05'' por km, terminando os 10km em 51min e com média de FC de 152 bpm (82% do meu máximo). Bom treino! Amanhã, cross training, velejar, mas vou fazer só uma regata, a não ser que o vento esteja fraco.

Um comentário:

  1. Essa foi divertida. Já passei por isso, mas como não sou médica...Rs, rs,rs...Brincadeira! Mas já vi muitos corredores, andarilhos e tive essa mesma vontade, mas prefiro esperar o pedido de ajuda ou alguém que tenho algum tipo de intimidade (nem que seja mínima). A maioria ignora e ai...tempo perdido e frustração no resultado. Já vi gente correndo com ombros tensos, braços presos e tensos, corpo torto pra um lado, com os pés pisando pra dentro, pra fora, etc. Imaginei você e fiquei me divertido aqui na frente da telinha... Ei, o rítmo está bem legal. E os joelhos? está tudo bem? Cuidado com eles! Depois das minhas cirurgias de menisco dou mais valor a eles e estou só nadando e caminhando para pegar preparo para o windsurfe... É um paraíso aquela lagoa... Temos mais dois windsurfistas na área: Pedro, um advogado que veleja de hobbie cat e Daniel, filho de um Uruguaio que é sócio do Clube e tem um trailer lá na lagoa. Bons treinos!!! Um abraço.

    ResponderExcluir